Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Jornadas Nacionais de Catequistas realizam-se online

De 23 a 25 de outubro decorrem, na plataforma Zoom, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2020 (JNC2020).

Sob o tema «Catequese e Família» a iniciativa, da responsabilidade do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) chega ao Zoom numa edição inédita que vai ao encontro da situação pandémica do país.

Catequese e Família: o papel dos pais na educação cristã das novas gerações
O tema deste ano «Catequese e Família» vai aprofundar a reflexão realizada “nas modalidades de Catequese Familiar que o Secretariado Nacional tem promovido e para as quais elaborou um conjunto de materiais que cobrem todo o itinerário da infância” e que a situação de confinamento convida a aprofundar.

Programa das JNC dividido em três dias
No dia 23 de outubro, os trabalhos iniciam-se pelas 21h30 com uma «oração» e a intervenção de D. António Moiteiro. Pelas 21h30 D. António Couto, bispo de Lamego, apresenta o tema «A Família na Sagrada Escritura».

Na tarde de sábado, dia 24 de outubro, as JNC2020 iniciam-se pelas 15h30 com a intervenção «A família como Igreja Doméstica na Exortação Apostólica Amoris laetitia», por D. Nuno Almeida, bispo auxiliar de Braga. Duas horas depois, às 17h30, Teresa Ribeiro Tomé apresenta o tema «As dinâmicas familiares num grupo humano de amor, intimidade, apoio e partilha». Pelas 21h00 o dia termina com o padre Manuel Queirós da Costa, da diocese de Vila Real, que aborda o tema «A família no Diretório para a Catequese: implicações».

No domingo, dia 25 de outubro, os trabalhos iniciam-se pelas 15h00 com a videoconferência «A memória na transmissão da Fé: o papel dos avós», pela teóloga Helena Pressas. Sónia Neves, jornalista da Agência Ecclesia, fecha os trabalhos com a apresentação «A nossa Família educa para a Fé».

Os interessados podem inscrever-se no formulário online disponível para o efeito e que se encontra AQUI.

Duas horas antes de cada videoconferência os participantes recebem um link com os códigos para acederem às sessões. Nas páginas do Facebook e do Youtube da Educação Cristã também será possível acompanhar os trabalhos das JNC2020.

Notícia completa na página EDUCRIS

Sem comentários: