Serviço Diocesano da Catequese

Formações


Ano pastoral 2019+20 
Desdobrável disponível AQUI

Curso de Introdução à Missão de Catequista
19 outubro 2019, sábado | 9h – 17h | Seminário de Leiria 

Destina-se a todos os que estão a iniciar a sua missão de catequistas nas comunidades, aos catequistas que ainda não fizeram o Curso de Iniciação, assim como a todos aqueles que tendo já realizado a formação inicial queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da catequese.
Durante a manhã serão abordados os temas gerais com todos os catequistas: O que é a catequese: identidade, missão e tarefas; O itinerário catequético nacional e as novas propostas catequéticas; O ato catequético: dinâmica da opção antropológica.
Durante a tarde, os catequistas serão divididos em grupos por etapas da catequese e serão abordadas as questões mais práticas de cada etapa: Os catecismos da etapa (destinatários, objetivos, conteúdos essenciais, principais momentos celebrativos); Como preparar uma catequese: o uso dos materiais catequéticos (guias, catecismos, materiais de apoio); Trabalho prático de preparação de uma catequese em pequenos grupos.

«Ser Catequista» Percurso inicial de formação 
“Ser Catequista” é o título do percurso inicial de formação de catequistas que pretende ajudar a construir o perfil apontado na mais recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa:

"Mais do que um mestre que transmite saberes, [o catequista] deve considerar-se um guia espiritual que acompanha no caminho do Senhor. O que só é possível se ele próprio tiver experiência pessoal do encontro com Ele e conhecer o caminho a percorrer – o encontro do qual nasce também a sua vocação: é do “conhecimento amoroso de Cristo que brota o desejo de O anunciar, de «evangelizar» e levar os outros ao «sim» da fé em Jesus Cristo” (Catequese: A alegria do encontro com Cristo, 31).

Este percurso substitui o anterior “Curso de Iniciação de Catequistas”, e irá ser proposto na Escola Diocesana Razões da Esperança e no Curso de Iniciação Intensivo: 

1. "Ser Catequista" na Escola Diocesana Razões da Esperança
Integrada na Escola Diocesana Razões da Esperança, esta formação inicial decorre no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h, com o abertura a 24 de setembro, e o primeiro dia de aulas a 8 de outubro de 2019. Tendo em conta a nova estrutura desta proposta formativa, será durante as duas horas da formação (das 21h às 23h), ao longo de todo o ano..

2. "Ser Catequista", de forma intensivo, em Fátima
Em colaboração com as Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, do Centro Catequético, em Fátima, propõe-se este mesmo percurso iniciação de forma intensiva, a realizar em 3 fins-de-semana: 9 e 10 de novembro e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2019; e 4 e 5 de janeiro de 2020. Aos sábados, a formação começa às 9h, terminando às 18h. Aos domingos tem início às 9h e termina às 17h.

Curso Geral – Psicologia
Na escola diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Abertura a 24 de setembro. Início das aulas a 8 de outubro de 2019. 

O Curso Geral de Catequistas é a formação base dirigida a todos os catequistas que já completaram o Curso de Iniciação. É composto por quatro cadeiras: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina. A cadeira de Doutrina é feita ao longo dos três anos do curso, completando as 6 cadeiras do curso base das Razões da Esperança, na primeira hora; em cada ano há uma cadeira específica do Curso Geral na segunda hora.
Este ano de 2019+20 será lecionada a cadeira de Psicologia Catequética.

Curso Geral – Intensivo
Em conjunto com o Centro Catequético, em Fátima, está programado o Curso Geral, a funcionar de forma intensiva, em 2 anos, 1 semana cada Verão. No Verão de 2020 o curso decorrerá de 23 a 30 de agosto, com as cadeiras de Catequética e Pedagogia. Em 2021 serão lecionadas as cadeiras de Doutrina e Psicologia.

"Say Yes" Catequese com adolescentes 
Na escola diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Início a 8 de outubro de 2019.

Acompanhando a proposta do “Say Yes - Aprender a dizer sim”, um percurso de catequese com adolescentes, organizado pelo diocese de Lisboa, na perspetiva da preparação da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, no ano de 2022, o SDC propõe que, ao longo deste primeiro ano de implementação do projeto, os catequistas que optarem por esta proposta catequética tenham uma formação contínua de aprofundamento e partilha.
Ao longo de todo o ano, na EDRE, na segunda hora (das 22h às 23h) decorrerá a formação “Say Yes” - Catequese com adolescentes - na qual serão aprofundados os temas das catequeses, da metodologia a seguir, dos diversos materiais que irão sendo disponibilizados, além de motivar para a partilha entre os catequistas e facilitar a troca de experiências e de contactos para a realização dos projetos a realizar com os grupos.


Outros espaços de formação:

Fórum «Jovens, oportunidades e caminhos»
O segundo ano do biénio pastoral dedicado aos jovens tem início com o fórum «Jovens, oportunidades e caminhos». Será no dia 5 de outubro, no Seminário de Leiria e tem como principais objetivos compreender as problemáticas que se colocam actualmente aos jovens e partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé.
Não haverá um Encontro Diocesano para os Catequistas, no início do novo ano pastoral, aconselhando-se a sua participação (quer enquanto jovens, quer enquanto animadores de grupos e das comunidades) neste importante momento de reflexão e lançamento do novo ano pastoral. Para saber mais sobre o Fórum: http://forum.leiria-fatima.pt.

Jornadas Nacionais de Catequistas 
A decorrer de 25 a 27 de outubro de 2019, em Fátima, organizadas pelo SNEC, terão como tema «Uma Catequese Inovadora», terá como ponto de partida o novo projeto de renovação da catequese com os adolescentes.

Manhãs de reflexão e oração 
Decorrem no seminário de Leiria, ao sábado, das 9h30 às 12h30, no início dos tempos fortes do ano litúrgico. No Advento a 7 de dezembro de 2019, e na Quaresma a 29 de fevereiro de 2020.

Encontro Interdiocesno de Catequistas 
Em conjunto com as dioceses da zona centro, propõe-se um espaço de formação e encontro para os catequistas de Leiria-Fátima, Santarém, Portalegre – Castelo Branco, Lisboa e Setúbal. Será nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2020.

3 comentários:

Maria Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Diego Campos Rosa disse...

Olá caros!!!

Gostaria de saber se seria possivel de alguma forma trazer essas formações para minha paroquia no BRASIL!!

OBRIGADO!!!

Jdmalves2014 Alves disse...

Boa noite! A Paz de Jesus!

Estou precisando de um modelo de projeto para criação de uma Escola para catequistas de Nível diocesano, para apresentar na assembleia esse ano.
Por favor se vocês tiverem me mandem no e-mail.
Desde já agradeço.