Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 16 de março de 2020

Transfigurar o quotidiano em comunhão


«Transfigurar o quotidiano em comunhão - 20 pistas para viver com sabedoria», é uma proposta apresentada pelo padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese de Lisboa, para viver este tempo de alerta e de isolamento social em comunhão com a Igreja e com os irmãos:

1. Descobrir que a paixão de Cristo pela humanidade continua, hoje, no sofrimento de cada pessoa e na dedicação generosa de quem a ajuda e serve;
2. Assumir esta realidade como a cruz atual da nossa vida, vivendo como discípulos de Jesus: «Se alguém quer seguir atrás de mim, renegue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me» (Mc 8, 34b).

3. Proteger-me e proteger os outros, mas sujeitar-me ao risco de ninguém ficar abandonado;

4. Perceber que esta situação me pode conduzir à descoberta do essencial; a valorizar o que é, realmente, mais importante;

5. Acompanhar a situação geral, procurando informação fidedigna;

6. Tomar decisões equilibradas, justas e sensatas, mas procurando sempre o bem maior da comunidade;

7. Prever as situações o mais possível, para não ser apanhado desprevenido;

8. Rezar mais frequentemente, seguindo o ritmo da Liturgia das Horas;

9. Ler as leituras da liturgia diária e participar na missa através dos media;

10. Falar com amigos com quem não falo há muito tempo;

11. Criar novas formas de comunhão com os outros;

12. Reconciliar-me com algum inimigo;

13. Recordar as nossas histórias em família, abrindo os nossos álbuns de recordações;

14. Ler aquele livro que ficou na estante;

15. Ver filmes que valham a pena;

16. Escrever um diário sobre o que estou a sentir nestes dias;

17. Arrumar coisas e assuntos pendentes;

18. Viver uma nova ecologia da vida quotidiana;

19. Experimentar a sobriedade de um novo estilo de vida;

20. Aprender com tudo isto, para viver melhor o amanhã.

Sem comentários: