Serviço Diocesano da Catequese

Formações


Ano pastoral 2018+19 
Desdobrável disponível AQUI

Curso de Introdução à Missão de Catequista
20 outubro 2018, sábado | 9h – 17h | Seminário de Leiria 

Destina-se a todos os que estão a iniciar a sua missão de catequistas nas comunidades, aos catequistas que ainda não fizeram o Curso de Iniciação, assim como a todos aqueles que tendo já realizado a formação inicial queiram aproveitar a oportunidade de rever as questões essenciais para a preparação e realização da catequese.
Durante a manhã serão abordados os temas gerais com todos os catequistas: O que é a catequese: identidade, missão e tarefas; O itinerário catequético nacional e as novas propostas catequéticas; O ato catequético: dinâmica da opção antropológica.
Durante a tarde, os catequistas serão divididos em grupos por etapas da catequese e serão abordadas as questões mais práticas de cada etapa: Os catecismos da etapa (destinatários, objetivos, conteúdos essenciais, principais momentos celebrativos); Como preparar uma catequese: o uso dos materiais catequéticos (guias, catecismos, materiais de apoio); Trabalho prático de preparação de uma catequese em pequenos grupos.

Curso de Iniciação de Catequistas (CIC) 
Ao longo do ano de 2017+18 serão propostas três modalidades para o Curso de Iniciação de Catequistas, formação inicial dirigida a todos os catequistas: 

1. CIC na escola diocesana Razões da Esperança
Integrada na escola diocesana «Razões da Esperança», a Escola de Catequistas vai dar a oportunidade dos catequistas fazerem, ao longo do ano, a formação inicial. A formação decorre no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Na primeira hora (21h – 21h50), os catequistas frequentam as cadeiras do curso base da escola «Razões da Esperança», uma em cada semestre. Na segunda hora (22h – 23h) frequentam a formação específica do Curso de Iniciação. Para completar o Curso de Iniciação terão de fazer, com aproveitamento, esta formação específica da segunda hora e as duas cadeiras da primeira hora, uma em cada semestre. Início a 9 de outubro.

2. CIC intensivo em Fátima
Em colaboração com o Centro Catequético, em Fátima, propõe-se um Curso de Iniciação de forma intensiva, a realizar em 3 fins-de-semana: 3 e 4 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2018; 5 e 6 de janeiro de 2019. Aos sábados, a formação começa  às 9h, terminando às 18h. Aos domingos tem início às 9h e termina às 17h.

3. CIC nas vigararias/paróquias
O SDC vai continuar a disponibilizar a realização de Cursos de Iniciação a nível local, nas paróquias ou vigararias, com as seguintes condições:
- Terá 14 encontros (preferencialmente 2 encontros por semana);
- Cada encontro terá 2 horas;
- Requere-se um número de 25 a 30 participantes;
- A organização será feita em conjunto com os secretariados locais que colaboram na formação.

Curso Geral – Pedagogia
Na escola diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Início a 9 de outubro de 2018. 

O Curso Geral de Catequistas é a formação base dirigida a todos os catequistas que já completaram o Curso de Iniciação. É composto por quatro cadeiras: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina. A cadeira de Doutrina é feita ao longo dos três anos do curso, completando as 6 cadeiras do curso base das Razões da Esperança, na primeira hora; em cada ano há uma cadeira específica do Curso Geral na segunda hora.
Este ano de 2018+19 será lecionada a cadeira de Pedagogia (estudo dos principais elementos pedagógicos da catequese).

Curso Geral – Intensivo
Em conjunto com o Centro Catequético, em Fátima, está programado o Curso Geral, a funcionar de forma intensiva, em 2 anos, 1 semana cada Verão. No Verão de 2019 o curso decorrerá de 18 a 25 de agosto, com as cadeiras de Doutrina e Psicologia. Em 2020 serão lecionadas as cadeiras de Catequética e Pedagogia.

4º Ano da Catequese 
Na escola diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Início a 9 de outubro de 2018.

«Tens palavras de vida eterna» é o catecismo do 4º ano que inicia as crianças na descoberta da Bíblia. Ao longo do ano, esta formação promove um aprofundamento dos conteúdos essenciais deste catecismo enquanto se preparam em conjunto os encontros da catequese com as crianças.

5º Ano da Catequese
Na escola diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Início a 9 de outubro de 2018.

«Sereis o meu povo» é o catecismo do 5º ano que ajuda a aprofundar a descoberta da Bíblia enquanto se percorre a história da salvação. Ao longo do ano, esta formação promove um aprofundamento dos conteúdos essenciais deste catecismo enquanto se preparam em conjunto os encontros da catequese com as crianças.

Outros espaços de formação:

Jornadas Pastorais
No início do novo ano pastoral, e ainda como conclusão da celebração do centenário da restauração da diocese de Leiria-Fátima, estas Jornadas vão abordar algumas das dimensões essenciais da pastoral que desafiam a vida da Diocese. Entre os temas abordadas, estará também a catequese e a transmissão da fé. Vão decorrer em Leiria nos dias 5 e 6 de outubro de 2018.

Jornadas Nacionais de Catequistas 
A decorrer de 26 a 28 de outubro de 2018, em Fátima, organizadas pelo SNEC, terão como tema "Ser catequista hoje - as dimensões da formação".

Manhãs de reflexão e oração 
Decorrem no seminário de Leiria, ao sábado, das 9h30 às 12h30, no início dos tempos fortes do ano litúrgico. No início do Advento, a 24 de novembro de 2018, e a 16 de março de 2019, no início da Quaresma.

Encontro Interdiocesno de Catequistas 
Em conjunto com as dioceses da zona centro, propõe-se um espaço de formação e encontro para os catequistas de Leiria-Fátima, Santarém, Portalegre – Castelo Branco, Lisboa e Setúbal. Será nos dias 2 e 3 de março de 2019.

Retiro Diocesano de Catequistas 
Organizado pela diocese de Lisboa, decorrerá nos dias 15 e 16 de junho de 2019.

3 comentários:

Maria Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Diego Campos Rosa disse...

Olá caros!!!

Gostaria de saber se seria possivel de alguma forma trazer essas formações para minha paroquia no BRASIL!!

OBRIGADO!!!

Jdmalves2014 Alves disse...

Boa noite! A Paz de Jesus!

Estou precisando de um modelo de projeto para criação de uma Escola para catequistas de Nível diocesano, para apresentar na assembleia esse ano.
Por favor se vocês tiverem me mandem no e-mail.
Desde já agradeço.