Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 13 de março de 2020

Cancelamento de atividades

Seguindo as indicações da Direção Geral de Saúde, do Bispo Diocesano e da Conferência Episcopal Portuguesa, as atividades da Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, são canceladas pelo menos até à Páscoa.

Nas paróquias, devem ser cancelados todos os encontros dos grupos de catequese e todas as atividades previstas para os grupos durante este tempo da Quaresma, até indicação em contrário.

A Diocese cancelou a Peregrinação Diocesana a Fátima e, numa Nota Pastoral, D. António Marto deixa ainda outras indicações que convidamos todos os catequistas a ler e ter presentes.

Citamos a referida Nota Pastoral do nosso Bispo, que conclui desta forma:

Assumamos esta inquietante situação com sentido penitencial, fazendo todo o possível para viver a caridade de preservar e promover a saúde pública, um bem comum inestimável.
Convido a oferecer os sacrifícios que estamos a viver nesta situação difícil, como parte do caminho penitencial da Quaresma para que possamos preparar-nos também assim para a Páscoa da Ressurreição e da vida nova.
Enfrentemos esta provação com fé, confiança e fidelidade. Oremos por todos os infetados e seus familiares, pelos médicos, enfermeiros e agentes sanitários, pelos sacerdotes disponíveis a acompanhar e dar assistência espiritual ao povo de Deus e pelas autoridades que têm a responsabilidade de tomar as medidas necessárias que nem sempre agradam a todos.
Imploremos a Deus que, pela sua misericórdia, nos livre deste e de todos os males, podendo usar a seguinte oração proposta pelo arcebispo italiano Bruno Forte:

Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude,
tem piedade de nós e livra-nos de todo o mal!
Pedimos-Te para vencer o flagelo deste vírus que se está difundindo,
curar os doentes,
preservar os sãos,
apoiar quem trabalha pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia
e salva-nos pelo Teu grande amor.
Nós to pedimos por intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe, que com fidelidade nos acompanha.
Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Ámen.

Sem comentários: