Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 16 de setembro de 2017

Formação: Equipas Paroquiais e Vicariais de Catequese

Na Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), às terças-feiras, quinzenalmente, das 22h00 às 23h00, no Seminário de Leiria, o SDC propõe uma formação dirigida aos membros das equipas paroquiais e vicariais de catequese.

A EDRE terá a sessão inaugural a 26 de setembro, e o primeiro dia de aulas a 10 de outubro. As inscrições realizam-se localmente nesses dias.

Objetivos
Tem como principais objetivos aprofundar, na prática, o lugar da Catequese na vida da comunidade cristã; desenvolver os elementos e as dimensões fundamentais da espiritualidade e da missão do catequista; desenvolver capacidades de organização da Catequese e da animação dos catequistas; desenvolver capacidades e aptidões de preparação, realização e avaliação das catequeses dentro do atual itinerário catequético; e incentivar a coordenação da Catequese nas paróquias e vigararias.

Conteúdos
Serão, por isso, abordados temas como a organização da Catequese na comunidade cristã, a espiritualidade e missão do catequista, e a missão do catequista coordenador ou das equipas de coordenação. Irá ser aprofundado ainda o tema da formação, animação e coordenação do grupo dos catequistas, assim como a pedagogia catequética em ação.

Destinatários
Esta formação destina-se a catequistas com formação de base adequada que desempenham, ou se preparam para desempenhar, cargos de coordenação da Catequese no grupo de catecismo, no centro de catequese, paróquia ou vigararia. Para frequentar o Curso é necessário o conhecimento e indicação do respetivo pároco.

Sem comentários: