Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo", leva novas tecnologias aos Valinhos e a Aljustrel

Experiência multimédia com projeções de video mapping tem lugar de 24 a 26 de junho
in: Santuário de Fátima


O Santuário de Fátima vai promover nos próximos dias 24 a 26 de junho, em Aljustrel e Valinhos, uma experiência multimédia que assinala 100 anos de história das aparições do Anjo aos três pastorinhos.

O Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo”, da autoria do ateliê Ocubo, é um evento encomendado pelo Santuário de Fátima para a celebração do centenário das aparições do Anjo aos pastorinhos. Este projeto que integra o Programa Oficial do Centenário das Aparições de Fátima propõe-se dinamizar alguns dos lugares e itinerários que levam milhares de peregrinos a visitar o Santuário e toda a região envolvente.

O percurso imersivo multimédia é composto por projeções de video mapping nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições – Poço do Arneiro e Loca do Cabeço – e no monumento dos Valinhos. Para complementar esta experiência multimédia, há um trabalho de design de luz adaptado à natureza que envolve os locais das projeções.

A narrativa guia-nos pelos acontecimentos que se passaram nestes lugares, dando-nos a conhecer a vida e a espiritualidade dos seus protagonistas, com uma abordagem intimista e sensorial. O espetador será levado a reviver esses momentos de modo introspetivo e em oração, podendo experienciar este espaço de um modo novo, à noite, numa viagem pelo tempo em que o silêncio interior se imporá.

Num ponto intermédio do percurso, e fazendo uma ponte para a celebração do centenário das aparições de Nossa Senhora, no próximo ano, uma projeção dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima no monumento que assinala a aparição mariana de agosto, nos Valinhos, apresentará, de modo luminoso e graficamente animado, uma síntese das aparições da Senhora do Rosário.

Este evento, que tem contado com assessoria de conteúdos do Santuário de Fátima, integra o programa cultural do Simpósio Teológico-Pastoral que se realiza no Centro Pastoral de Paulo VI, entre os dias 24 e 26 de junho, intitulado “Eu vim para que tenham vida. A vida que brota de Deus no acontecer da história”.

Sem comentários: