Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Desígnios de Misericórdia

No passado sábado, dia 20 de fevereiro, celebração do Dia dos Pastorinhos de Fátima, o pároco de Fátima, padre Rui Marto, orientou a manhã de formação espiritual para os catequistas na Casa de Retiros do Centro Pastoral Diocesano com o tema «Desígnios de Misericórdia». Estiveram presentes cerca de duas dezenas de catequistas.

A reflexão passou por três "quadros". Primeiro, um quadro bíblico, centrado na experiência de misericórdia vivido pelo Povo de Israel na sua caminhada pelo deserto. Da leitura dos capítulos 32 e 33 do livro do Êxodo, salientou-se este coração que é capaz de compadecer da miséria e do pecado do seu Povo, de uma misericórdia que é prévia à amizade e à escolha. Este "quadro" foi depois enriquecido com a passagem pela parábola do Pai pródigo na misericórdia que abraça o seu filho que regressa a casa: esta atitude do Pai misericordioso da parábola de Lucas 15 foi analisada com a ajuda da pintura de Rembrandt.

Depois da exposição do Santíssimo e de um tempo para a oração pessoal, com a possibilidade de celebrar o sacramento da Reconciliação, o padre Rui apresentou um terceiro "quadro": os Pastorinhos na sua envolvência nos desígnios de misericórdia de Deus, anunciada logo nas aparições do Anjo e que eles aprofundaram nas aparições de Nossa Senhora.

Sem comentários: