Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Eleitos para o Batismo

No passado domingo, dia 14 de fevereiro, primeiro domingo da Quaresma, ao iniciar este tempo que a Igreja vive com uma particular intensidade batismal - acompanhando aqueles que se prepararam para o Batismo, e favorecendo a renovação do sentido da vida recebida na celebração dos sacramentos de iniciação cristã de todos os batizados -, o Sr. D. António Marto acolheu os 3 adultos que este ano se preparam para serem batizados.

Num primeiro momento, cada catecúmeno teve a oportunidade de partilhar a sua história de fé, e de escutar a palavra de entusiasmo do Bispo Diocesano. Acompanhados dos padrinhos e alguns familiares, dos catequistas e dos párocos, os três jovens foram depois assinalados com o sinal da cruz.

Na celebração da Eucaristia, na Sé, depois de apresentados, e de escutarem a Palavra de Deus, a partir da qual o Sr. Bispo referiu a necessidade de atenção a tantas formas de tentação que hoje continuam a ser uma realidade na vida de cada cristão, cada um dos catecúmenos foi convidado a inscrever o seu nome no livro daqueles que são eleitos para serem batizados. Foram depois ungidos com o óleo dos catecúmenos e receberam o credo com o qual professaram a fé da Igreja com toda a comunidade presente.

Os catecúmenos estão a fazer a sua caminhada, dois na paróquia dos Marrazes e um na Marinha Grande, este estando a frequentar o Curso Alpha.

Sem comentários: