Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 7 de março de 2023

Catecúmenos adultos preparam-se para o Batismo


No domingo, 5 de março, seis catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima encontraram-se com D. José Ornelas para um momento de catequese e celebração. Provenientes das paróquias da Marinha Grande, Milagres e Arrabal, fizeram-se acompanhar dos seus padrinhos e familiares mais próximos, catequistas e párocos.

Num primeiro momento, cada catecúmeno pôde apresentar-se e contar um pouco da sua história de fé e preparação para o Batismo. O Sr. Bispo incentivou-os a continuar a descoberta da fé em Jesus Cristo, e acolheu-os para continuarem a sua caminhada em Igreja, assinalando-os com o sinal do amor e da misericórdia de Deus: o sinal da cruz.

Seguiu-se a celebração na Sé. Na homilia, salientou-se que a fé, na continuidade da história que já vem de Abraão, continua a ser um desafio para partir, na confiança, num caminho que leva à transfiguração plena, que os discípulos de Jesus contemplaram no alto monte, mas que não se detém no monte: com Jesus descer do monte, mas fortalecidos pela Palavra que escutamos.

Ungidos com o Óleo dos Catecúmenos, logo após a homilia, os catecúmenos receberam depois, das mãos do Bispo, o Credo que professaram juntamente com toda a comunidade ali reunida, um momento fundamental da preparação próxima para a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã, o que ocorre habitualmente na Vigília Pascal, em cada uma das paróquias donde são provenientes.

Sem comentários: