Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 26 de julho de 2022

Itinerário de Iniciação à Vida Cristã das Crianças e dos Adolescentes com as Famílias

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou, em abril deste ano, o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», recentemente publicado na Revista Lumen, órgão oficial da CEP. 

O novo documento passa a ser o novo referencial para a catequese em Portugal. Procurando ir ao encontro das mais recentes indicações dos documentos quer do Papa Francisco, quer da CEP, quer do Diretório para a Catequese, este itinerário propõe uma caminhada a ser feita numa dinâmica de inspiração catecumenal, que vai desde o "Despertar da Fé" até ao "Discipulado Missionário", passando pelas fases do "Catecumendo" e do "Aprofundamento Mistagógico".

Na linha da catequese "querigmática" e "mistagógica", pedida pelo Papa Francisco, que procure levar ao encontro com Jesus Cristo num envolvimento da pessoa toda numa experiência da fé, que é também ela comunitária, o novo itinerário lança as bases para o passo seguinte que é o da preparação dos materiais catequéticos. Estes serão dirigidos não apenas às crianças e adolescentes, para que possam viver um caminho de verdadeira iniciação à vida cristã, mas também às sua famílias, com propostas diversificadas que possam dar a oportunidade de fazer um percurso de fé a todos os que o desejarem.

O documento será em breve disponibilizado em papel, mas pode desde já ser consultado na página EDUCRIS - AQUI.

Sem comentários: