Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Semana Nacional da Educação Cristã 2021


A Semana Nacional da Educação Cristã vai decorrer de 17 a 24 de outubro de 2021, com o tema «Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio». É neste contexto que se vão realizar as Jornadas Nacionais de Catequistas, nos dias 23 e 24 de outubro, em Fátima.

A Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé lançou, para esta Semana, uma Nota Pastoral na qual apresenta a Igreja como “Povo de Deus”, o que «implica necessariamente um estilo sinodal, como tem recomendado o Papa Francisco». O sínodo é "caminhar juntos", no qual se salienta a necessidade de uma «aliança educativa para uma humanidade mais fraterna», como pediu o Papa no convite de um encontro mundial em ordem a «Reconstruir o pacto educativo global». Os educadores cristãos são convidados precisamente a viver a sua missão «empenhados na Aliança Educativa e na pedagogia sinodal».

Entre os vários âmbitos da educação cristã que é necessário cuidar, a Nota salienta a equipa de catequistas, que «é chamada a tornar-se um fermento de vida comunitária e de sinodalidade. Nesse sentido, os catequistas, em comunhão com o pároco, organizem-se em equipa, com encontros periódicos, diálogo constante entre eles e forte interação com a vida pastoral da comunidade cristã (profética, litúrgica e social), pois é a comunidade a matriz da vida cristã.»

 Além disso, outra «preocupação da pedagogia sinodal da catequese é promover um trabalho coordenado de pais e catequistas, através do diálogo, escuta da opinião de cada um, envolvimento e valorização do contributo de ambos, reconhecendo e criando condições para o protagonismo educativo da família. Nesse sentido, procure cada comunidade cristã oferecer às famílias percursos de fé que as ajudem a ter consciência da sua missão evangelizadora e as capacite para tal.»

A nota pastoral pode ser lida na íntegra AQUI.

Mais informações e inscrições (até 11 de outubro) nas Jornadas Nacionais de Catequistas AQUI.

Sem comentários: