Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Documento para ajudar a orientar o próximo ano de catequese

Apesar de todas as incertezas quanto ao futuro, o Departamento da Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã elaborou, em colaboração com os secretariados diocesanos, as «Orientações para a Catequese em tempo de Pandemia».

Este documento procura ajudar as comunidades cristãs a pensar e (re)organizar a catequese a nível local sendo, no entanto, um documento em aberto: apresenta algumas orientações e ‘dicas’ para a missão da catequese e dos catequistas no próximo ano catequético, deixando espaço para que as paróquias, párocos e catequistas, façam as adaptações necessárias em cada local, tendo também em conta as diversas hipótese consoante a evolução da pandemia.

Grupos mais pequenos, adaptados às instalações existentes, recurso a outros ritmos e locais, catequese em b-learning, mais presença dos pais, festas da catequese em pequenos grupos, ou maior presença do digital no percurso catequético são apenas algumas da notas presentes no documento que começa por fornecer algumas linhas para 1) Avaliar o impacto da pandemia na catequese, e sugere depois as pistas para a 2) organização do próximo ano catequético.

Nesta segunda parte estão incluídas as A) indicações gerais para a catequese; B) a celebração da fé; e C) indicações fundamentais de logística. Tem ainda dois anexos, o primeiro com os tópicos para a reunião dos catequistas na programação do ano catequético; e o segundo com as normas para os encontros de catequese.

Este é um bom instrumento de trabalho para ser usado pelos secretariados paroquiais da catequese, nas reuniões de catequistas, e nas reuniões de pais, procurando o envolvimento de todos na missão da catequese neste tempo que, sendo de incertezas, poderá ser também de oportunidades para o envolvimento das famílias, para o acompanhamento mais personalizado dos catequizandos, para a formação e acompanhamento dos catequistas, e para o envolvimento de mais adultos na tarefa catequética das comunidades.

Para aceder ao documento:
- Orientações para a catequese em tempo de pandemia [formato A4 PDF]
- Orientações para a catequese em tempo de pandemia [formato caderno A5 PDF]
- Orientações para a catequese em tempo de pandemia [formato A4 Word]

Sem comentários: