Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Curso de Iniciação de Catequistas

Formação decorre na Escola Diocesana Razões da Esperança, com início a 9 de outubro.

O Curso de Iniciação de Catequistas é a formação inicial destinada a todos os catequistas para que possam melhor desempenhar a sua missão, abordando as seguintes temáticas: o que é a Catequese; quem é o Catequista; o que anuncia a Catequese; a quem anuncia o Catequista; e como anuncia o Catequista, aprofundando neste ponto a pedagogia própria do ato catequético. A formação sobre os conteúdos essenciais da fé é aprofundada nas cadeiras do curso base das Razões da Esperança.

Esta formação inicial que «tem como objectivo proporcionar uma preparação e uma formação indispensável para o exercício da função de catequista na Igreja, apresentando, de maneira simples e o mais acessível possível, as noções essenciais da actividade catequética e ajudando o catequista a amadurecer a sua experiência de fé e de responsabilidade eclesial» (CEEC, Formação de catequistas, plano de acção, 21) e, por isso, se deve fazer todos os esforços para que todos os catequistas tenham esta formação inicial ao começar a sua actividade catequética.

A formação decorre no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Na primeira hora (21h – 21h50), os catequistas frequentam as cadeiras do curso base da Escola Razões da Esperança, uma em cada semestre. Na segunda hora (22h – 23h) frequentam a formação específica do Curso de Iniciação. Para completar o Curso de Iniciação terão de fazer, com aproveitamento, esta formação específica da segunda hora e as duas cadeiras da primeira hora, uma em cada semestre.

Curso de Iniciação Intensivo
Em colaboração com o Centro Catequético, em Fátima, haverá também a possibilidade dos catequistas frequentarem esta formação inicial de uma forma intensiva. Abordando as mesmas temáticas, vai realizar-se em 3 fins-de-semana: 3 e 4 de novembro e 1 e 2 de dezembro de 2018; 5 e 6 de janeiro de 2019. Aos sábados, a formação começa às 9h, terminando às 18h. Aos domingos tem início às 9h e termina às 17h.

Sem comentários: