Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Jornadas Nacionais de Catequistas 2018

«Ser Catequista Hoje – As dimensões da formação», é o tema das Jornadas Nacionais de Catequistas que decorrerão em Fátima, no Centro Paulo VI, de 26 a 28 de outubro de 2018, organizadas pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

«O Plano de Formação de Catequistas 2018, apresentação», é o tema da primeira conferência, por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro, Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, na sexta-feira, dia 26.

No dia 27 de outubro, após a Eucaristia, a manhã terá a conferência «As dimensões querigmática e mistagógica da catequese», pelo P. Joaquim Nunes Ganhão, Diretor do Secretariado da Liturgia da diocese de Santarém. Durante a tarde de sábado, Maria Luísa Boléo, da Catequese do Patriarcado de Lisboa, abordará o tema «Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia», seguindo-se uma exemplificação prática do Tema 1 do Curso “Ser Catequista Hoje”. A proposta de reflexão desse dia termina com a conferência «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada», pelo P. Armindo Vaz, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Para a noite, o programa propõe o Terço e Procissão na Capelinha das Aparições, presididos por D. António Moiteiro.

No domingo, dia 28, após a oração de Laudes, será a última conferência, «Catequista: discípulo e acompanhante», pelo Diác. Paulo Ribeiro Campino, Diretor do Secretariado Diocesano da Catequese de Santarém, terminando depois com a apresentação das conclusões e a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.

As inscrições devem ser feitas até 13 de outubro para o SDC. A ficha de inscrição e o programa final estão disponíveis AQUI.

Sem comentários: