Serviço Diocesano da Catequese

domingo, 5 de novembro de 2017

Aprofundar a centralidade da família, apostar na formação de catequistas e dos adolescentes

As Jornadas Nacionais de Catequistas decorreram em Fátima de 3 a 5 de novembro e contaram com mais de 600 catequistas vindos de todo o país, com o tema "Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo".

Ao Educris, Cristina Sá Carvalho, coordenadora do departamento de Catequese no SNEC destacou o ambiente de “tranquilidade” vivido na formação: “O balanço que faço é muito positivo. Talvez tenham sido as jornadas da ‘serenidade’. Nestes dias estivemos a ler e a estudar a Carta Pastoral” para o setor e “pudemos viver este tempo em aceitação e diálogo com excelentes conferencias que nos ajudaram a interiorizar e tomar ‘posse’ deste novo documento que era o nosso grande objetivo”.

Perante o desafio que a nova Carta Pastoral «Catequese: A Alegria do Encontro com Jesus Cristo» faz ao setor da catequese a responsável considerou que é fundamental “aprofundar a centralidade da família e apostar na formação dos catequistas e dos adolescentes”: “Hoje é claro que temos de apostar na formação dos catequistas porque a realidade catequética apresenta muitos desafios tal qual vem expresso no novo documento”.

Para Cristina Sá Carvalho “muita desta formação passa por criar momentos de intimidade e com o Senhor” pois se este encontro não existe como “poderemos ensinar ou sequer dizer algo sobre Ele”. 

Ao olhar para o mundo de hoje o departamento prepara uma nova catequese para a adolescência: “Estamos a trabalhar uma nova catequese com os adolescentes, de modo a olharmos o mundo e que seja possível levar o Senhor a todas as periferias e a todas as situações”.

As várias intervenções destas Jornadas podem ser vistas na página do EDUCRIS.

Sem comentários: