Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Semana Nacional da Educação Cristã - Nota Pastoral

De 29 de outubro a 5 de novembro de 2017 realiza-se a Semana Nacional da Educação Cristã. A Comissão Espiscopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé publicou, para esta Semana, uma Nota Pastoral subordinada ao tema «A Alegria do Encontro com Jesus Cristo».

Leia na íntegra AQUI

A Nota Pastoral, partindo da parábola dos vinhateiros (Mt 21, 33-44), começa por nos centrar em Jesus Cristo, o filho enviado por Deus "para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3, 16), que dá a vida por nós, e levanta a questão: "quem se não deixa fascinar e atrair por alguém que deu a vida por todos nós?! Alguém que, desse modo, nos abre o caminho para a mesma vitória, numa vida sem fim! Diz-nos S. Paulo, como palavra digna de fé: Se com Ele morremos, também com Ele viveremos (2 Tim 2, 5). Com Ele…"

De seguida, o texto apresenta-nos Jesus Cristo como Aquele que toma a iniciativa de vir ao nosso encontro. Foi Ele, o Ressuscitado, que tratou pelo nome a Paulo e a Maria Madalena; que (re)partiu o pão do seu Corpo aos discípulos de Emaús; que mostrou aos onze as mãos e o lado com as marcas dos cravos e da lança do soldado... "O que então iniciou, continua a fazê-lo. Continua a chamar-nos pelo nome, quando, pelo Batismo, nos acolhe na sua Igreja, e, pelo Crisma, nos confirma com seu Espírito. Continua a alimentar-nos e a unir-nos em comunhão com a oferta do seu Corpo e Sangue, na Eucaristia." E continua a vir ao nosso encontro também na Sagrada Escritura, pelos sacramentos e na vivência do amor.

A alegria do encontro com Cristo, afirma-se no último ponto desta Nota, "é, antes de mais, a alegria de nos sentirmos amados, de modo pleno e incondicional"; "é também a alegria pelo “novo horizonte” e o “rumo novo” que esse amor dá à nossa vida"; "é, enfim, a alegria de vermos a nossa vida a prolongar-se nas vidas daqueles a quem a damos: os pais nas dos filhos; os catequistas nas dos catequizandos; os professores nas dos alunos; todo o educador nas dos educandos". Por isso, se reforça o convite do Papa Francisco a “todo o cristão, em qualquer lugar que se encontre, a renovar (…) o seu encontro pessoal com Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de o procurar no dia-a-dia sem cessar” (A Alegria do Evangelho, n. 3).

Sem comentários: