Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Catequistas peregrinaram a Fátima

Cerca de duas centenas de catequistas de Leiria-Fátima aceitaram o desafio de dar início ao ano catequético com uma peregrinação ao Santuário de Fátima, no passado sábado, 30 de setembro. A atividade, ENDICAT, foi uma forma diferente de viver o habitual Encontro Diocesano de Catequistas, tendo em conta a particularidade deste ano jubilar do centenário das aparições de Fátima.

Provenientes de 23 paróquias, os 25 grupos de catequistas começaram por se reunir ao Calvário Húngaro, Valinhos, para darem início à Peregrinação com um momento de oração. Depois, seguiram a caminho do Santuário, com três paragens: junto à Loca do Cabeço, depois no monumento comemorativo da aparição de agosto e, por fim, numa das estações da via sacra. Em cada uma destas paragens, depois de um texto das "Memórias" da Irmã Lúcia, lançavam-se algumas questões para a oração e reflexão pessoal, seguidas de uma proposta para fazer em grupo e a partilha da reflexão.

Chegados ao Santuário, uma breve oração em grupo antes de um tempo individual na Capelinha. A celebração da Eucaristia, às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, foi presidida pelo padre José Henrique, dado que o Bispo D. António Marto teve de se ausentar. No entanto, deixou uma mensagem aos catequistas que foi lida na Eucaristia, e se encontra disponível AQUI.

Depois do jantar partilhado, no Albergue do Peregrino a Pé, os catequistas participaram na oração do terço na Capelinha e procissão de velas, com que terminou este dia de peregrinação, que, no testemunho dos participantes, foi uma boa oportunidade para refletir, rezar e partilhar, tendo como base a mensagem de Fátima.



Sem comentários: