Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 17 de junho de 2017

Faleceu o Padre Manuel dos Santos José

Na Casa Diocesana do Clero, onde residia, faleceu hoje, 17 de junho de 2017, o padre Manuel dos Santos José, de 79 anos de idade, membro do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima, diretor do Secretariado Diocesano de Catequese de Leiria-Fátima de 1970 a 1988.

Durante o seu serviço neste Secretariado, dedicou-se intensamente à educação na fé e à formação dos catequistas. Para adquirir maior competência nesta área, frequentou o Instituto Católico de Paris, de 1975 a 1978. O seu trabalho nesta área foi notável, nomeadamente na formação dos catequistas, para os quais elaborou, com alguns colaboradores, um manual doutrinal e pedagógico, que ainda hoje é usado, orientava cursos nas paróquias, promovia os encontros de catequistas e a escola de formação, frequentada anualmente por centenas de educadores da fé. Preocupou-se também com a catequese dos pré-adolescentes, tendo escrito um manual pedagógico para o trabalho dos seus animadores, cuidando igualmente da formação destes. Colaborou na Escola de Pais Nacional, na elaboração dos catecismos nacionais e integrou uma equipa catequética europeia.

O seu corpo será levado hoje, sábado, para a sua terra natal, Arrimal (Porto de Mós), ficando em câmara ardente na capela de S. João. A celebração exequial será amanhã (domingo), às 17h00, na igreja paroquial, presidida pelo bispo D. António Marto. A sepultura será no cemitério do Arrimal.

Sem comentários: