
Esta atividade foi o segundo momento de uma proposta que começou com o desafio de realizar uma reportagem sobre os acontecimentos de Fátima. Nas paróquias, cada grupo foi convidado a reunir materiais, documentos, entrevistas... Procurar saber o que aconteceu há 100 anos, quem esteve envolvido, quando, onde e como se deram esses acontecimentos.
O segundo momento, no ENDIAD, procurou ajudar a perceber o "porquê", ou ou "para quê", a ir ao encontro do "coração" dos acontecimentos. Por isso, os adolescentes foram convidados a, sem deixar de serem repórteres, assumirem também o papel de peregrinos que procuraram perceber, viver e celebrar o essencial da Mensagem de Fátima. No fim deste dia, escrevia uma catequista, falando do seu grupo: "eles gostaram muito, o entusiasmo até ao fim, apesar do cansaço, foi notório! Não só pelo que se divertiram, mas pelo que aprenderam e pela constatação de que a sua preparação pessoal e de grupo foi uma mais valia para a vivência da peregrinação e a interiorização de toda a mensagem de Fátima".
Agora, falta a terceira e última parte desta proposta: nas comunidades, compilar toda a informação recolhida, textos, imagens, entrevistas... e fazer a apresentação para que toda a comunidade! Um dos grupos partilhou já o que vai fazer: "estamos a elaborar um boletim que iremos distribuir à saída da igreja do próximo domingo".
[texto completo aqui]
Sem comentários:
Enviar um comentário