Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 2 de maio de 2017

Adolescentes peregrinaram ao coração da Mensagem de Fátima

No passado sábado, dia 29 de abril, os grupos da catequese da adolescência da diocese de Leiria-Fátima, tiveram a oportunidade de viver uma "peregrinação ao coração de Fátima": o ENDIAD - "À descoberta da Mensagem" contou com a participação de 105 grupos, vindos de 32 paróquias, num total de cerca de 820 adolescentes do 7º ao 10º ano, acompanhados por cerca de 180 catequistas. Participaram também algumas dezenas de pais.

Esta atividade foi o segundo momento de uma proposta que começou com o desafio de realizar uma reportagem sobre os acontecimentos de Fátima. Nas paróquias, cada grupo foi convidado a reunir materiais, documentos, entrevistas... Procurar saber o que aconteceu há 100 anos, quem esteve envolvido, quando, onde e como se deram esses acontecimentos.

O segundo momento, no ENDIAD, procurou ajudar a perceber o "porquê", ou ou "para quê", a ir ao encontro do "coração" dos acontecimentos. Por isso, os adolescentes foram convidados a, sem deixar de serem repórteres, assumirem também o papel de peregrinos que procuraram perceber, viver e celebrar o essencial da Mensagem de Fátima. No fim deste dia, escrevia uma catequista, falando do seu grupo: "eles gostaram muito, o entusiasmo até ao fim, apesar do cansaço, foi notório! Não só pelo que se divertiram, mas pelo que aprenderam e pela constatação de que a sua preparação pessoal e de grupo foi uma mais valia para a vivência da peregrinação e a interiorização de toda a mensagem de Fátima".

Agora, falta a terceira e última parte desta proposta: nas comunidades, compilar toda a informação recolhida, textos, imagens, entrevistas... e fazer a apresentação para que toda a comunidade! Um dos grupos partilhou já o que vai fazer: "estamos a elaborar um boletim que iremos distribuir à saída da igreja do próximo domingo".

[texto completo aqui]

Sem comentários: