Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

2º semestre das "Razões da Esperança"

O 2.º semestre da Escola Diocesana Razões da Esperança começa a 7 de fevereiro, tendo como novidade uma disciplina para a primeira hora: “Viver a morte, cuidar de quem morre”.

Com sessões quinzenais, sempre à terça-feira, das 21h às 23h, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário), a Escola Diocesana Razões da Esperança oferece na primeira hora (das 21h às 21h50) deste segundo semestre duas disciplinas em opção: “Perspetivas do Novo Testamento”, pelo padre Gonçalo Diniz, pároco da Sé de Leiria, ou “Viver a morte, cuidar de quem morre”, pelo padre José Nuno Silva, que foi durante 18 anos capelão no Hospital de São João, coordenador nacional das capelanias hospitalares e que tem uma tese de doutoramento em bioética sobre “A Morte e o Morrer entre o deslugar e o lugar”.

Na segunda hora (das 22h às 23h), decorrem as habituais propostas sectoriais. Para os catequistas, o Serviço Diocesano da Catequese continua a oferecer as disciplinas anuais já iniciadas no primeiro semestre: Curso de Iniciação de Catequistas; Curso Geral de Catequistas/Psicologia; Catequese da Adolescência; e Catequeses da Fé. Haverá ainda outras oportunidades de formação: Escola de Leitores, Escola de Ministros Extraordinários da Comunhão, Canto Litúrgico e Escola de Cursistas.

Curso sobre “viver a morte”
Um dos traços dominantes das sociedades dos nossos dias é o mal-estar cultural face à morte e as dificuldades em integrar aqueles que se encontram a viver o seu tempo de morrer. A morte mudou de rosto e, o rosto dos moribundos, ninguém os quer olhar. Que nos diz quem morre no próprio (f)acto do seu morrer? Que perdemos da vida porque perdemos a morte? Que fazer para re-humanizar a morte do homem e nos re-aproximarmos e cuidarmos daqueles que morrem? É face a estas perguntas que se colocará a disciplina oferecida na primeira hora da EDRE neste segundo semestre.

Outras formações
O Centro de Cultura e Formação Cristã apresenta outras formações para este segundo semestre: no dia 16 de fevereiro iniciam as aulas do curso Bíblia e Teologia Cristã, que seguirá todas as quintas-feiras, até 4 de maio. As duas disciplinas deste semestre serão “Deus, mistério de relação”, por André Pereira, das 19h15 às 20h45, e “Uma fé credível: fundamentos do acreditar”, por Pedro Valinho Gomes, das 21h00 às 22h30. O Módulo Livre “Cristo ou nada: fé e ateísmo”, conclui o semestre, nas quintas-feiras 11, 18 e 25 de maio, das 19h15 às 22h30. Para mais informações sobre estas iniciativas: formacao.leiria-fatima.pt.

Sem comentários: