Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 3 de março de 2015

Educar para os afetos

Vigararia de Leiria realizou mais um encontro de catequistas

No passado dia 27 de Fevereiro, sexta-feira, teve lugar no centro pastoral das Cortes um encontro vicarial de catequistas, subordinado ao tema: “Educar para os afetos”. Foi oradora a Dra. Elsa Rodrigues, psicóloga, que desenvolve o seu trabalho com os alunos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, e colabora no serviço diocesano de pastoral de saúde.

A exposição do tema prendeu a atenção dos participantes, entre os quais, a convite da organização, também se encontravam muitos pais, que foram intervindo durante a conferência. Partindo da própria experiência de acompanhamento de crianças e adolescentes, falou da importância da dimensão afetiva na educação em família, dando pistas concretas para a relação entre pais e filhos ou entre catequistas e catequisandos.

Pela grande abrangência do tema, lamentou-se a falta de tempo para uma abordagem mais completa, esperando talvez voltar ao assunto numa próxima oportunidade.

O encontro terminou com um convívio à volta de uma mesa, onde foi partilhado um lanche pelos catequistas das diversas paróquias da Vigararia.

Pe. Fábio Bernardino

Sem comentários: