Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A casa presépio dos Conqueiros


Querendo que as crianças participem ao máximo nas actividades da catequese, optamos sempre por adaptar o tema das campanhas da catequese à Eucaristia dominical, com uma actividade que seja feita em casa em família, e que culmine na Eucaristia com a entrega de algo que se tenha feito durante a semana. Este ano o tema era: “Em família uma casa para Jesus”, com a construção de uma casa presépio.

A ideia passou por construirmos a casa presépio na igreja ao longo do Advento, seguindo as propostas apresentadas na campanha, mas feitas nos pedaços de madeira que as crianças foram levando para casa ao longo das semanas.

Na primeira semana levariam as pedras (pedra-valor) que seriam os alicerces, na segunda semana os “tijolos” para as laterais da casa, na terceira semana as “telhas” para o telhado e na quarta semana o chão para o interior da casa.

Fizemos então a reunião de pais, onde foi explicada a campanha proposta para este ano e o que se iria fazer. A Missa iria ter a participação de cada grupo de catequese ao longo do Advento. No início da Eucaristia informar-se-ia no que consistia a tarefa semanal e o que era convidada cada família a fazer em casa. No momento do cântico de acção de graças as crianças iriam buscar a peça que se encontrava em frente ao altar para executarem a tarefa semanal.

Na semana seguinte, chegariam um pouco antes da missa começar e iriam colocar a peça na casa presépio, levando a nova peça apenas no momento do canto de acção de graças para evitar que as crianças encontrassem um motivo de distracção ao longo da Eucaristia. 

Passado este tempo de Advento, o balanço que fazemos é bastante positivo. As crianças e pais gostaram da ideia, teve uma participação semanal acima dos 80% das famílias e crianças na Eucaristia. Todos os catequistas receberam por parte dos pais e da comunidade uma opinião bastante positiva de toda a vivência do Advento feito pela catequese, e mesmo a ideia da construção da casa como sendo muito gira. Também serviu para fazermos a analogia da importância de irmos construindo a nossa “casa interior” para acolhermos o Deus menino na construção da nossa casa presépio. As crianças na sua grande maioria fizeram a tarefa que era apresentada (são ao todo 38 crianças e adolescentes que temos na catequese).

Até o carpinteiro que ajudou na construção da casa gostou da ideia, apesar de termos passado algumas noites a cerrar madeira e a fazermos as peças!

Luís Manuel 
Centro de Catequese dos Conqueiros
Paróquia do Souto da Carpalhosa

Sem comentários: