Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Campanha da Quaresma

«Dizer a beleza e a alegria de viver em família, palavras-chave na relação familiar» é a proposta de campanha para as crianças e adolescentes da catequese para a Quaresma de 2014.

No contexto do tema diocesano sobre a Família, propõe-se uma caminhada quaresmal que ajude as crianças e adolescentes da catequese a reconhecer e a expressar a beleza e a alegria de viver em família através de seis palavras-chave ou expressões: «Desculpa», «Conta-me…», «Por favor», «Obrigado», «Olá… Adeus…», «Com licença». A proposta surge também no seguimento das palavras do Papa Francisco, no Angelus do dia da Sagrada Família, 29 de Dezembro de 2013.

A partir do texto do Evangelho de cada Domingo da Quaresma, é proposta uma palavra que será também associada a um dos sinais ou ritos do Baptismo, procurando ajudar a compreender como este sacramento nos insere na Família dos Filhos de Deus que é a Igreja.

A Campanha apresenta-se com os três objectivos: 1) Viver o Tempo da Quaresma como um tempo favorável para viver a alegria e a beleza da família como «Igreja doméstica»; 2) Reconhecer o Baptismo como o sacramento que nos torna filhos de Deus, em Igreja; e 3) Incentivar as crianças e adolescentes da catequese, e as suas famílias, a desenvolver atitudes de acolhimento e de atenção aos outros.

A proposta está disponível em formato WORD (para poder ser facilmente adaptada pelas paróquias ou grupos de catequese), estando também disponível uma pasta com as imagens utilizadas. Está também disponível em formato PDF (para estar pronta a imprimir e fotocopiar sem alteração).

1 comentário:

Paroquia Cucujaes disse...

Obrigada pela partilha. Vou levar comigo a Campanha e publicá-la no nosso blogue.
Uma campanha com um conteudo profundo, mas simples na execução.
Dou graças a Deus por vos ter visitado antes do inicio da Quaresma
Paz e Bem