Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sentido cristão do matrimónio e família

«Educar para o sentido cristão do matrimónio e da família: uma afirmação de esperança em tempos conturbados», foi o tema escolhido para o Encontro Diocesano de Catequistas que, no passado dia 28 de Setembro, marcou o início das actividades para o ano pastoral de 2013-2014. Reuniram-se mais de duas centenas de catequistas de toda a Diocese que, ao longo da tarde, puderam reflectir sobre este tema que marca o ano da catequese.

Inserido na proposta diocesana para o biénio que agora se inicia, a reflexão apresentada pelo Doutor José Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade Católica Portuguesa, passou essencialmente por dois pontos: em primeiro lugar a apresentação dos elementos nucleares da visão cristã do matrimónio e da família. Partindo da afirmação da bondade do matrimónio e da família, vivido à luz da fé e do baptismo ele é “sacramento da vida quotidiana”, uma promessa de fidelidade humana apoiada na certeza da fidelidade e do amor de Deus.

No segundo ponto, a reflexão centrou-se nas interpelações à tarefa evangelizadora e catequética da Igreja. Sabendo dos seus limites, mas também das suas capacidades educativas, a catequese deve ajudar a abrir-se ao Mistério do Amor de Deus, no encontro com Jesus, para que a pessoa possa perceber o que significa ser cristão como dom e vocação, ao longo de toda uma vida. Deve também capacitar para um compromisso de vida, interpelar à liberdade, à capacidade de doação, educar para a maturidade humana e cristã, com sensibilidade e atenção à educação afectiva e sexual. Todo este caminho deve ser feito com um sentido realista da situação dos catequizandos que, em muitos casos vivem “difícil normalidade”. A reflexão terminou com um apelo aos catequistas: «só o amor testemunhado é digno de fé», no sentido da valorização do testemunho simples, consciente dos limites, mas convicto e coerente, e da valorização dos acontecimentos e experiências de uma vida familiar conseguida.

Após a reflexão, com os tempos para as questões que foram surgindo, seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. D. António Marto, na qual, a partir do tema do encontro, do tema da Semana da Educação Cristã (Guardar a Fé – Guardar o Outro) e das leituras, ofereceu aos catequistas uma reflexão em três pontos: combater a indiferença; guardar a fé; cuidar do outro. A celebração terminou com a entrega dos diplomas aos catequistas que terminaram no ano de 2013, na escola diocesana «Razões da Esperança» o Curso de Iniciação de Catequistas e o Curso Geral de Catequistas.

Sem comentários: