Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Encontro Diocesano de Catequistas

Educar para o sentido cristão do matrimónio e da família: uma afirmação de esperança em tempos conturbados


Sábado
28 de Setembro de 2013
15h00 - 19h30
Seminário de Leiria 

A iniciar as actividades do ano 2013-2014, o Encontro Diocesano de Catequistas decorrerá no dia 28 de Setembro, sábado, na aula magna do seminário de Leiria. O programa começa pelas 15h00, com o acolhimento e oração inicial, seguindo-se o aprofundamento do tema escolhido para orientar a reflexão deste ano: «Educar para o sentido cristão do matrimónio e da família: uma afirmação de esperança em tempos conturbados».


Virá orientar os trabalhos o Prof. Doutor José Eduardo Borges de Pinho, professor da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, que desenvolverá o tema partindo da análise da proposta do matrimónio e da família no contexto actual, para depois ajudar a compreender as interpelações que esta realidade traz à proposta evangelizadora e catequética da Igreja. Com este tema procura-se ajudar os catequistas a iniciar o novo ano pastoral dentro do tema proposto para toda a diocese de Leiria-Fátima, e com uma leitura contextualizada para a sua missão.

Recorda-se que a Diocese, no próximo biénio, terá como tema «Família, comunidade de fé, de amor e de vida», e que o primeiro ano será centrado no «amor conjugal, dom e vocação».

Às 18h30, na igreja do seminário, o Sr. D. António Marto presidirá à celebração da Eucaristia, durante a qual serão entregues os diplomas aos catequistas que terminaram, em 2013, o Curso Geral na Escola «Razões da Esperança».

1 comentário:

Joana Veigas disse...

Sem dúvida um bom conferente! :)