Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 29 de março de 2013

Expressões da beleza da Fé

De 19 a 22 de Março, os Secretariados da Catequese de todo o país estiveram reunidos em Leiria no 52º Encontro Nacional de Catequese. «Expressões da beleza da fé» foi o tema aprofundado ao longo das conferências que abordaram o tema da perspectiva da reflexão bíblica, com o padre Tolentino Mendonça, da liturgia, com o padre Carlos Cabecinhas, da moral, com o padre Vítor Coutinho, e da espiritualidade, com o padre Emanuel Silva. Algumas destas conferências já estão disponíveis na página do Secretariado Nacional da Catequese (AQUI).
Para além das conferências, houve também tempo para, na quarta-feira, passar por Fátima, onde os participantes visitaram a exposição «Fátima Luz e Paz», participaram no Rosário na Capelinha das Aparições, onde celebraram também a Eucaristia. Depois do jantar no Santuário, assistiram ainda a um concerto com a Schola Infantil e o Cora de Câmara do Santuário, com a regência de Rita Pereira e João Santos ao órgão. 

Na quinta-feira, após as conferências, celebrou-se a Eucaristia na Sé de Leiria, presidida pelo Sr. D. António Marto, seguindo-se um jantar de convívio que contou com a animação musical do «Adesba Choros», da Barreira, sob a regência de Jorge Narciso. Na sexta-feira, a manhã foi dedicada à visita cultural que passou pelo Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, e a visita ao Mosteiro da Batalha acompanhada pelo seu director, Dr. Pedro Redol, que ajudou os participantes a olhar para os espaços e os vitrais como expressões da fé e religiosidade que estão na base do monumento.



Sem comentários: