Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Com Cristo, da morte à ressurreição

Nos passados dias 9 e 10 de fevereiro, realizou-se em Fátima o Encontro Interdiocesano de Catequistas que congregou cerca de 90 catequistas das dioceses da Zona Centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém, Setúbal e Portalegre - Castelo Branco) com o tema «Com Cristo, da morte à ressurreição». O Pe. Gonçalo Diniz iniciou os trabalhos sobre a ressurreição de Jesus a partir dos relatos bíblicos (apresentação AQUI). Já na parte da tarde de sábado, o tema «Porque a morte de Jesus?» foi aprofundado pelo Pe. Alexandre Palma (texto AQUI), seguindo-se uma apresentação da Dra. Maria Luísa Boléo sobre os conteúdos essenciais sobre os novíssimos (morte, juízo, inferno ou paraíso) no Catecismo da Igreja Católica (apresentação AQUI).

No domingo de manhã, os grupos procuraram concretizar o tema numa proposta para um encontro com adolescentes, num momento de oração com adolescentes e outro com crianças, num esquema para um momento de formação para o grupo dos catequistas e num encontro de catequese intergeracional (o resultado dos trabalhos de grupo estão disponíveis AQUI). A tarde do domingo teve a presença das Dra. Ana Sofia Medina que abordou a questão da morte, e concretamente da abordagem a este tema com as crianças e adolescentes, num ponto de vista psicológico.

Para além do espaço de reflexão, o Interdiocesano é sempre uma oportunidade de encontro entre catequistas de várias dioceses, da partilha de ideias e de vivência espiritual. A oração da manhã e celebração da Eucaristia, que no sábado contou com a presidência do D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém, o terço (texto das meditações AQUI) e procissão de velas no sábado à noite, são também momentos fundamentais neste dias de Encontro.

Sem comentários: