Serviço Diocesano da Catequese

domingo, 11 de novembro de 2012

Calendário do Advento

Entre as propostas que as paróquias receberam para este mês do Outubro Missionário encontram-se alguns materiais dirigidos especialmente às crianças e à dinamização da «Infância Missionária» que culminará no dia da Epifania. Destes materiais salienta-se uma novidade: o Calendário do Advento - Presépio.

É uma campanha de Advento, para viver ao longo de todo o mês de Dezembro. Em cada dia, as crianças são convidadas a pintar e recortar a figura correspondente a esse dia, a cumprir a tarefa ou desenvolver a atitude que aí é proposta, e, na própria folha, levantar a figura de forma a ficar com o Presépio como demonstra a imagem.

Quem desejar fazer esta campanha com as crianças pode pedir quanto antes as folhas dos presépios na quantidade desejada no Serviço de Animação Missionário, no Seminário de Leiria (contactos: 244104111; 926031382; animissionarialeiria@gmail.com; geral@ondjoyetu.com).

As imagens desta campanha podem ser vistas AQUI.
Oportunamente será disponibilizada outra proposta de campanha de Advento, elaborada pelo SDC, com a vertente familiar, como tem acontecido nos anos anteriores.

1 comentário:

EPA disse...

ESTE COMENTÁRIO É DA MINHA INTEIRA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE

Caros senhores,
Ainda bem que este ano vamos fazer (se o Secretariado da Catequese onde ensino adotar a ideia)algo de diferente do que pedir dinheiro às crianças. O ano passado fiquei chocada com os mealheiros para as missões. As crianças mal tinham acabado de se sentar nas salas de catequese e já lhes estávamos a pedir dinheiro. Achei e acho que não é assim que se deve pedir esse «esforço» suplementar aos pais das crianças (sim porque são os pais e não as crianças que dão). Não tenhamos ilusões quanto ao número de crianças que renunciaria a mastigar uma pastilha, um rebuçado ou outra qualquer iguaria para meter no mealheiro a poupança desse
« sacrifício». É um altruísmo que deve ser preparado pelos pais, com tempo, depois pelos catequistas.A uma criança de 8/9/10 ou mesmo até aos 13/14 não se pode pedir «mortificações» deste género, pois elas, muitas vezes, é que gostavam de ter e não têm. É verdade que há casos excecionais, (veja-se Santa Terezinha) mas são os desejos íntimos de santidade «precoce» que acontecem e não um caminhar diário para a santidade, mais lento, mas cujo fim pode ser ou é o mesmo que queremos pedir às nossas crianças.
Melhores cumprimentos,
Maria Emília F.A. Pinto do Amaral, catequista na Paróquia de Carnaxide
Rua Manuel Teixeira Gomes, nº 6-4o Dtº
2790-102 Carnaxide
Telef 214180564
Telem 964032122