Serviço Diocesano da Catequese

sábado, 28 de janeiro de 2012

Rito de Eleição dos Catecúmenos

No dia 5 de Fevereiro, Domingo, os catecúmenos adultos da Diocese de Leiria-Fátima terão um momento especial na sua caminhada de preparação para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã. Actualmente, são 8 os adultos que, nas paróquias da Maceira, Marinha Grande e Marrazes, se estão a preparar para o Baptismo e que, nesse dia, se vão encontrar com o Sr. D. António Marto.

O encontro começa com o momento da apresentação dos catecúmenos e dos seus garantes ou padrinhos, e um tempo de catequese com a presença do Bispo. Depois, na celebração da Eucaristia das 18h30, na Sé, testemunhando a sua intenção de se continuarem a preparar intensamente durante o tempo da Quaresma para o Baptismo, irão registar o seu nome no Livro dos Catecúmenos da Diocese. A partir desse momento serão chamados de “eleitos”.

A celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã (Baptismo, Confirmação e Eucaristia) dos adultos realiza-se habitualmente na Vigília Pascal, e decorrerá nas respectivas comunidades paroquiais.

Sem comentários: