Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal

Natal de esperança, de sobriedade e de solidariedade
Mensagem de Natal do Bispo de Leiria-Fátima, 2011
(texto para descarregar AQUI)


1. No Natal, os nossos olhares convergem para o Menino Jesus chamado também “Príncipe da Paz”. É um tempo especial oferecido aos homens para eles se redescobrirem irmãos uns dos outros e reconhecerem os laços espirituais que os unem na relação a um mesmo Pai.

Este convite a viver os valores evangélicos de “inocência” e de bondade universais é-nos dirigido particularmente nesta festa em que Deus toma o rosto terno, indefeso e vulnerável de um menino. Quem acolhe este menino, pode chamá-lo pelo nome: “Tu és o Emanuel, Deus comigo, Deus connosco”!

Deus mesmo vem ao coração do nosso mundo na fragilidade da nossa carne humana para afirmar a dignidade infinita de cada pessoa; vem tecer os laços filiais e fraternos que nos unem para além de todas as diferenças; vem comunicar ao coração dos homens a força de amar que permite viver de modo solidário. A celebração do Natal convida-nos, pois, a elevar o coração para Deus e a aprender d´Ele a verdadeira humanidade.

2. Como boa parte da Europa, também o nosso país é atingido por uma crise de tremendas consequências sobejamente conhecidas. Esta crise é um apelo a celebrar e a viver este Natal de modo mais autêntico e a dar-lhe uma importância acrescida.

Não são só as soluções técnicas, os ajustamentos adaptados que põem fim a esta crise. São precisas mudanças culturais profundas, conversão de mentalidades, novos modos de vida pessoal, familiar, social – um novo estilo de vida mais sóbrio para ser mais solidário. Desta grave situação de emergência só sairemos todos juntos e solidários, com o contributo de todos e de cada um.

O Natal de 2011 desafia-nos a crescer em solidariedade e em entreajuda partilhando generosamente com as pessoas e as famílias mais fragilizadas e carenciadas. Há iniciativas concretas que nos incentivam e em que todos podemos facilmente participar.

A Caritas acaba de lançar a campanha “10 milhões de estrelas – um gesto pela paz”: uma vela por um euro ilumina a vida de quem mais precisa. 65% do montante que for recolhido destina-se a apoiar famílias portuguesas em situação de carência; 35% será para o povo da Somália vítima de uma crise alimentar. Nos primeiros dez meses de 2011, as Caritas diocesanas apoiaram cerca de 28 mil famílias portuguesas, o que representa um acréscimo significativo em relação ao mesmo período do ano anterior.

O apelo da Caritas torna-se mais premente ao lembrar-nos “que nenhuma criança deixe de ter o apoio necessário neste momento de fragilidade, nomeadamente que fique impossibilitada de frequentar as creches e os jardins de infância, e tenha acesso aos cuidados de saúde fundamentais”.

Ninguém permaneça indiferente ao sofrimento dos nossos irmãos em dificuldade. Os gestos de solidariedade são sinais de esperança no meio da crise; ajudam a tornar o mundo mais humano, mais belo, mais cristão.

A todos os diocesanos desejo um santo Natal, sóbrio, fraterno e solidário em Cristo!

Leiria, 9 de Dezembro de 2011.

† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Sem comentários: