Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Catequistas Coordenadores

Image Hosted by ImageShack.us

Para além da formação inicial (Curso de Iniciação) e fundamental (Curso Geral), há também a formação complementar que tem como objectivo a preparação de alguns catequistas para desempenharem algumas tarefas em particular.

Uma destas tarefas é a da coordenação:
- animação e organização dos diversos centros de catequese;
- acompanhamento, humano e espiritual, dos catequistas;
- promoção da formação dos catequistas;
- ligação entre os vários níveis da catequese.

O Curso de Formação de Catequistas Coordenadores decorrerá no Seminário, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 22h00 às 23h00.

Objectivos:
Aprofundar o lugar da catequese na vida da comunidade cristã;
Desenvolver, de modo progressivo e sistemático, os elementos e as dimensões fundamentais da espiritualidade e missão dos catequistas;
Desenvolver nos catequistas a capacidade de organização da catequese e da animação dos catequistas;
Incentivar a coordenação da catequese nas paróquias e vigararias.

Conteúdos:
O catequista coordenador: identidade e espiritualidade do catequista coordenador; funções do catequista coordenador (competências); a catequese na missão da Igreja.
A organização da catequese na comunidade cristã: catequese e comunidade; o itinerário catequético; planificação de um programa de catequese; gestão de um centro de catequese: recursos humanos e materiais, ficheiros, catequese e liturgia; celebrações e festas da catequese; catequese e acção socio-caritativa; reuniões com os pais.
Animação e coordenação do grupo dos catequistas: o grupo de catequistas; a maturidade cristã do catequista; identificação de necessidades formativas (competências); planificação e animação de reuniões de catequistas; planificação de um encontro de catequese; gestão de conflitos; equipas de coordenação da catequese (paroquial, vicarial);

Destinatários:
Formação complementar: catequistas que já tenham iniciado a formação fundamental (ou similar) e que desempenham (ou se preparam para desempenhar) cargos de coordenação da catequese no centro de catequese, paróquia ou vigararia. É necessário o conhecimento da parte do pároco.

1 comentário:

Joana Veigas disse...

Tenho de dar os parabéns ao Secretariado Diocesano da Catequese...
Vocês mostram um grande trabalho... Que me faz ficar com tanta vontade de participar... Mas é impossível... Com muita muita pena minha... :'(

Parabéns ao senhor bloguista em especial... Pois tem aqui a informação sempre 5*... ;)

Posso ir ficar um cadito longe... Mas vou tar sempre actualizada... :)

Com a certeza de que este ano de trabalho do SDC vai valer muito a pena...
Abraço em Cristo ;)