Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Curso Geral – Psicologia

Image Hosted by ImageShack.us
O Curso Geral é composto por quatro disciplinas, e constitui a formação fundamental para os catequistas. As quatro disciplinas são: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina. Na reestruturação da formação, na nossa Diocese, a cadeira de Doutrina é substituída pelo curso completo da Escola «Razões da Esperança».

Assim, os catequistas que durante três anos frequentam as três disciplinas do Curso Geral têm também a oportunidade de fazer simultaneamente as seis disciplinas da Escola «Razões da Esperança».

Durante este ano de 2007-2008 será leccionada a disciplina de Psicologia do Curso Geral (das 22h00 às 23h00, no Seminário Diocesano, a um ritmo quinzenal) pela Ir. Raúla Margarida, do Centro Catequético de Fátima.

Objectivos:
Ajudar o catequista a adquirir um melhor conhecimento dos destinatários da catequese.
Aprofundamento das características psicológicas, culturais e religiosas das crianças e adolescentes.

Conteúdos:
Psicologia e educação da Fé; processo evolutivo da infância e adolescência; interesses psicológicos e períodos sensíveis; a actividade na criança e no adolescente; dinamismo evolutivo e religiosidade; a evolução do pensamento e da inteligência; a evolução da ideia de Deus; a socialização na infância e na adolescência; liberdade e sentido moral; sexualidade e desenvolvimento humano.

Destinatários:
Formação fundamental: catequistas que completaram o Curso de Iniciação.

1 comentário:

Unknown disse...

Existe alguma forma de adquirir o material trabalhado na psicologia. A diocese de Sao Jose dos Pinhais esta formando a escola catequetica e nós das paróquias necessitamos material para desenvolver algumas disciplinas, entre as quais "psicologia das idades". Antecipadamente agradeço