Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Catecismo 7º ano: Projecto +

Já está disponível nas livrarias o novo catecismo do 7º ano, Projecto +, assim como o Guia do Catequista que o acompanha. Este catecismo corresponde ao primeiro ano da terceira etapa da catequese, durante a qual os adolescentes são convidados a descobrir o sentido cristão da vida: «é uma fase de descoberta de Jesus Cristo como o amigo, a grande referência para o sentido da vida e para a resolução das grandes questões existenciais» (SNEC, Projecto +. Guia do catequista, 8).

Objectivos do 7º ano da catequese
Ao longo das 15 catequeses previstas, continuando a mesma dinâmica de 2 encontros por catequese, que já era habitual nos catecismos anteriores, é proposto um caminho que vai da descoberta da própria vida e identidade (1º bloco, até ao Natal – A vida como projecto), passa pelo confronto com os valores do Reino propostos por Jesus (2º bloco, até à Páscoa – O Projecto de Jesus), e termina com o desafio de fazer uma experiência comunitária no acolhimento, celebração e anúncio do Reino, animados pelo Espírito do Ressuscitado (3º bloco, durante o tempo pascal – Anúncio de alegria).

Os objectivos gerais que marcam toda esta caminhada encontram-se assim definidos:
- Construir o próprio projecto de felicidade segundo os valores de Jesus, integrando as transformações específicas da pré-adolescência;
- Saber viver em grupo, experimentando a originalidade de ser pessoa;
- Aderir a Jesus, reconhecendo-O como companheiro de viagem da vida.

Festa das Bem-aventuranças
O momento celebrativo mais marcante deste ano é a Festa das Bem-aventuranças. Uma proposta de celebração vem inserida na última catequese, «Testemunhas do Ressuscitado». Um esquema que, como vem indicado, deverá ser adaptado para que, quanto possível, seja inserido dentro da celebração da Eucaristia, para que os adolescentes se sintam mais como membros da comunidade.

Formação catequistas do 7º ano
Na Diocese de Leiria-Fátima está programada uma acção de formação para os catequistas do 7º e 8º ano da catequese para o Sábado dia 03 de Novembro. Mais informações serão dadas oportunamente.
A catequese da adolescência está assim organizada:

III ETAPA – Sentido cristão da vida
7º ano: Projecto + (Festa das Bem-aventuranças)
8º ano: Somos + (Festa da Vida)

IV ETAPA – Compromisso cristão
9º ano: O desafio de viver (Celebração de Compromisso)
10º ano: A alegria de crer (Festa do envio)

Sem comentários: