Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 5 de junho de 2007

Porquê «Razões da Esperança»?


A sociedade em que vivemos acentua as diferenças de cultura e dos sistemas de valor de pessoas e grupos. Por vezes, entre os próprios cristãos, pairam ventos de desânimo que semeiam cansaço nos corações e nas mentes. Os discípulos de Jesus, acreditam que o Evangelho é fonte de esperança e de renovação para a sociedade.

Deste modo, a exortação que a todos dirige o Apóstolo S. Pedro continua actual: Hoje, talvez como nunca, somos convidados a estar dispostos e prontos a dar razão da nossa esperança.

Nas múltiplas actividades que exercem, inseridos no âmago de muitos problemas do mundo e nas dificuldades da vida de todos os dias, os fiéis leigos, expostos a muitas perturbações e sofrimentos, estão empenhados na transformação deste mundo, e são chamados a unir o seu talento pessoal e as suas competências, ao testemunho claro da sua fé em Jesus Cristo.

Tudo isto reforça a necessidade de uma formação integral, adequada e permanente, que ilumine e estimule à acção. Acreditamos que a Escola Diocesana Razões da Esperança, que agora propomos, será um bom contributo nesta linha.

Sem comentários: