Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 7 de março de 2007

Encontro Interdiocesano


O 35º Encontro Interdiocesano de Catequistas decorreu em Fátima nos dias 17 e 18 de Fevereiro, reunindo cerca de setenta catequistas das cinco dioceses da zona centro (Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre-Castelo Branco).

No Sábado, o Dr. Fernando Moita e Dra. Teolinda Cruz abriram a reflexão ajudando a identificar alguns dos comportamentos desviantes que se podem tornar fonte de conflitos na catequese. À tarde, os «ateliers» procuraram aprofundar estes comportamentos e possíveis caminhos de solução nas fases da infância, pré-adolescência e adolescência. Na manhã de Domingo, a Dra. Madalena Fontoura falou da necessidade de uma catequese em que a relação educativa seja baseada no amor como a forma do catequista se tronar significativo para o catequizando e, por isso, também capaz de gerir os conflitos que possam surgir.

Deste encontro disponibilizamos agora alguns materiais que se podem encontrar aqui ao lado, na zona «para descarregar...» com o título «Encontro Interdiocesano Catequistas». Aí encontrará os seguintes documentos:
- Princípios da relação pedagógica
- Aprendizagem cooperativa
- Desenvolvimento religioso
- 10 regras para criar filhos... delinquentes
- Dinâmicas de grupo (texto do «atelier» pré-adolescência)
- Adolescência (texto do «atelier» adolescência)

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá.

Aproveito para divulgar o portal Cristo Jovem. Um portal destinado a todos os jovens cristãos de Portugal. Nele poderás encontrar notícias diárias, documentos, musicas, imagens, área de downloads, directório de artístas crsitão, fóruns, Bíblia on-line e muito mais.
Tudo para dar aos jovens todas as ferramentas para um crescimento pleno na fé.

www.portalcristojovem.blogspot.com

Abraço em Cristo (Jovem)