Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

VII Dia Mundial dos Pobres


“Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4, 7) é o tema escolhido pelo Papa Francisco para 7.º Dia Mundial dos Pobres, que ocorre a 19 de novembro de 2023.

Na sua mensagem para este Dia, o Papa refere que este dia faz a Igreja «descobrir cada vez mais o conteúdo central do Evangelho». Não basta acolher os pobres: «no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres».

«Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7), é uma recomendação que o velho Tobite pede ao filho Tobias para guardar, e que se enraíza na própria vida de Tobite que, por causa do seu testemunho de caridade, se viu privado de todos os seus bens. Toda a história de Tobite é, aliás, a expressão deste testemunho de atenção a todas as formas de pobreza que o rodeiam. «Interessar-se pelos pobres não se esgota em esmolas apressadas; pede para restabelecer as justas relações interpessoais que foram afetadas pela pobreza. Assim «não afastar o olhar do pobre» leva a obter os benefícios da misericórdia, da caridade que dá sentido e valor a toda a vida cristã». Marcada pelo realismo evangélico, «a partilha deve corresponder às necessidades concretas do outro, e não ao meu supérfluo de que me quero libertar».

Na continuidade dos últimos anos, o Serviço Diocesano de Catequese lança a presente proposta que procura fomentar a vivência do Dia Mundial dos Pobres com as crianças e adolescentes da catequese e as suas famílias, promover a interação da catequese com os serviços caritativos locais, e preparar a vivência da campanha para o tempo de Advento.

Materiais:
- Proposta para o Dia Mundial dos Pobres
- Mensagem do Papa Francisco

Sem comentários: