Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Campanha para o Advento e Natal 2023


Este ano de 2023 celebram-se os 800 anos do primeiro Presépio, feito por São Francisco de Assis, em Gréccio, Itália. Para celebrar este aniversário, o Serviço Diocesano de Catequese propõe uma campanha de Advento e Natal com as crianças e adolescentes da Catequese, deixando-se acompanhar pela Carta Apostólica que o Papa Francisco escreveu no ano de 2019 com o título Sinal Admirável, sobre o significado e valor do Presépio.

Um presépio em casa, feito com materiais reciclados
A proposta é uma caminhada para realizar em casa, construindo um Presépio em família. Tendo em conta também toda a inspiração de São Francisco de Assis, tão reforçada pelo Papa Francisco, o Presépio em casa deverá ser original, feito com materiais reciclados, marcando a preocupação ecológica, para a qual o Papa Francisco tanto tem alertado, como mostra a Encíclica Laudato sì (2015) e, mais recentemente, a Exortação Apostólica Laudate Deum (2023). Conforme as circunstâncias, o Presépio também poderá ser construído progressivamente nas celebrações comunitárias da Eucaristia. Também este Presépio poderá ser feito de materiais reciclados.

Coroa de Advento na comunidade
Para as celebrações comunitárias, propõem-se orações para o acender das velas da Coroa de Advento, preces para a Oração Universal e a mensagem a partilhar em cada semana. Disponibiliza-se ainda uma breve cerimónia para a partilha da Luz da Paz de Belém e para a bênção das imagens do Menino Jesus.

O que fazer nos encontros de catequese?
Para os encontros semanais dos grupos da infância e adolescência, propõe-se apenas que seja feita a motivação para a realização das propostas em casa e na comunidade. As indicações para casa poderão ser enviadas pelos meios digitais para reforçar a questão ecológica. Se não for possível, podem entregar-se em papel nos encontros. Os grupos poderão também fazer, em grupo, um presépio com materiais reciclados, e promover-se uma mostra/concurso de Presépios da Catequese.

Concurso / mostra de Presépios das famílias
Pode também organizar-se uma mostra ou um concurso de Presépios das famílias com crianças e adolescentes da Catequese.

Todos os materiais estão disponíveis AQUI

Sem comentários: