Inscrições até 10 de outubro para catequese@leiriafatima.pt
Nos dias 22 e 23 de outubro realizam-se, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2022.
Sob o tema “A identidade da catequese no Diretório” e tendo como referência bíblica «Que Deus abra uma porta à nossa pregação» (Col 4, 3) a iniciativa, é promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e faz parte do caminho de receção e divulgação do novo Diretório para a Catequese, editado em 2020.
“Precisamos de continuar este caminho de perceber e conhecer o que nos pede a Igreja, em cada tempo, no nosso ministério de catequista. Este encontro é o momento de aprofundar o conhecimento acerca do Diretório”, explica a irmã Arminda Faustino, coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC.
O encontro vai aprofundar “os diferentes contextos” onde “a catequese acontece” pois esta “é uma missão não apenas dos catequistas, mas de toda a Igreja”.
“Este Diretório traz novidades. Desde logo porque nos desafia a aprofundar e a intervir em contextos socioculturais específicos. Vamos ter connosco testemunhos da catequese nas prisões, no território digital ou com a pastoral com a Pessoa com deficiência. São realidades, para muitos, ainda distantes que é preciso dar a conhecer pois fazemos parte da mesma barca”, completa a responsável.
Publicado em 2020, e editado na mesma altura em Portugal, o Diretório para a Catequese torna evidente “a íntima ligação entre a Evangelização e a Catequese, destacando-se a união entre o primeiro anúncio e o amadurecimento da fé, à luz da cultura do encontro”.
Programa das Jornadas
As Jornadas iniciam-se a 22 de outubro, no salão do Bom Pastor, em Fátima, com a intervenção do padre Francisco Romero, Secretário da Comissão evangelização, catequese e catecumenado – Espanha, que analisa o tema «A Catequese na missão evangelizadora da Igreja», a partir das 10h30.
Segue-se a conferência «A Catequese na vida das pessoas e das comunidades eclesiais» trazida à iniciativa por Vânia Pereira, da equipa Arquidiocesana de coordenação do processo sinodal, Braga.
Após o almoço Alfredo Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta «A Catequese em situação de pluralismos e de complexidades».
Pelas 16h30 «Linguagens da fé e Catequese» é trazido à reflexão pela professora Teresa Bartolomei, da UCP.
O dia termina com um painel, a partir das 18h00, e que reúne diferentes intervenientes da catequese em contextos socioculturais específicos.
Na manhã de Domingo, dia 23 de outubro, «O ministério do Catequista numa Igreja evangelizadora» é apresentado pelo padre Francisco Romero.
As Jornadas Nacionais de Catequistas 2022 encerram com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF.
Notícia retirada da página EDUCRIS
Sem comentários:
Enviar um comentário