Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 27 de setembro de 2022

2 a 9 de outubro: Semana Nacional da Educação Cristã


«O Educador cristão, um guia no caminho», é o título da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, para a Semana nacional da Educação Cristã que decorre de 2 a 9 de outubro.

Adotando a designação de “guia-educador”, começa por realçar o papel do educador cristão como aquele que «acompanha aqueles que lhe são confiados e orienta-os para saírem de si mesmos e se abrirem à vida, aos outros, à fé, ao amor e à esperança», realçando a «dimensão da experiência pessoal, a dinâmica do caminho e do crescimento, a presença próxima e o acompanhamento», acolhendo, por isso mesmo, a riqueza pessoal de cada um dos seus educandos. Neste acompanhamento, a educação é chamada a «tocar o coração», a educar com amor e para o amor verdadeiro, liberto do individualismo e do egoísmo, orientando num caminho estreito (com regras, exigência e responsabilidade), mas que conduz à «plenitude da vida».

Neste caminho educativo é fundamental o envolvimento de todos: «Família, Escolas e outras instâncias da Igreja e da sociedade civil (movimentos católicos, associações culturais e desportivas, etc.)», em sinodalidade, pois «numa cultura globalizada e complexa, alcançaremos melhor os frutos desejados se os educadores cristãos trabalharem unidos e conjugarem os seus esforços, sem se isolarem no seu grupo ou na sua área pastoral».

A Nota termina com a referência à Jornada Mundial da Juventude cujo tema é, também, um convite a tomar parte num movimento de saída, com uma “pressa boa”, rumo ao outro, como Maria, como será o caminho acompanhado que educa com amor e para o amor.

Sem comentários: