Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Percurso de formação inicial «Ser Catequista»

Na Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Abertura a 27 de setembro de 2022.


"Ser Catequista” é um itinerário de formação para a nobre e bela missão de suscitar, alimentar e acompanhar a fé dos catequizandos. Uma caminhada em 13 momentos, com o nome de Catequeses, que pretendem ser verdadeiros encontros com Jesus Cristo Ressuscitado, durante os quais se procura fortalecer a fé, acolher a identidade de discípulo missionário, e amadurecer o chamamento dos catequistas para o desafio evangelizador que assume na comunidade cristã. Na linha do novo Diretório para a Catequese, sem deixar de abordar alguns conteúdos essenciais da fé, e temas de pedagogia, para melhor saber e saber fazer catequese, esta formação centra-se naquela que é a dimensão mais profunda do catequista, o seu ser, ajudando-o a «amadurecer como pessoa, como crente e como apóstolo» (DpC 136).

Neste ano de 2022+23, o SDC propõe de novo esta formação no contexto da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. A abertura da EDRE será no dia 27 de setembro, às 21h, com a celebração da Eucaristia, seguida de entrega de diplomas, apresentação da formação e inscrições. O primeiro dia de aulas será a 11 de outubro.

Além desta proposta, o percurso «Ser Catequista» vai também realizar-se na vigararia de Porto de Mós, com um encontro por semana, de 30 de setembro a 21 de dezembro, e de uma forma intensiva, em três fins-de-semana, no Centro Catequético, em Fátima.

Além do percurso de formação inicial «Ser Catequista», o Serviço Diocesano de Catequese terá também a funcionar na EDRE a Psicologia Catequética.

Sem comentários: