Serviço Diocesano da Catequese

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Psicologia do Curso Geral Catequistas

Na Escola Diocesana Razões da Esperança, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal, das 21h às 23h. Abertura a 27 de setembro de 2022.

O Curso Geral de Catequistas é a formação base dirigida a todos os catequistas que já completaram o Curso de Iniciação. É composto por quatro cadeiras: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina. Na Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), a cadeira de Doutrina é feita ao longo dos três anos do curso, completando as 6 cadeiras do curso base da primeira hora (21h - 21h50). Em cada ano, na segunda hora (22h - 23h), é lecionada uma das outras três cadeiras do Curso Geral.

Este ano de 2022+23 será lecionada a cadeira de Psicologia Catequética, procurando ajudar a compreender melhor os destinatários da catequese no seu desenvolvimento intelectual, afetivo, emocional, moral e religioso, dando pistas para que os catequistas possam encontrar os caminhos educacionais mais adaptados à realidade dos catequizandos. Orienta esta formação o padre Leonel Batista, formado em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa.

A abertura da EDRE será no dia 27 de setembro, às 21h, com a celebração da Eucaristia, seguida de entrega de diplomas, apresentação da formação e inscrições. O primeiro dia de aulas será a 11 de outubro. Além da Psicologia Catequética, o Serviço Diocesano de Catequese terá também a funcionar na EDRE o percurso de formação inicial «Ser Catequista».

Sem comentários: