Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

V Dia Mundial dos Pobres


“Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7) é o tema escolhido pelo Papa para 5º Dia Mundial dos Pobres, que ocorre a 14 de novembro de 2021. 

Na mensagem para este Dia, o Papa Francisco recorda-nos que Jesus, acolhendo o gesto da unção de uma mulher, «Jesus não só está do lado dos pobres, mas também partilha com eles a mesma sorte». Isto constitui um forte ensinamento para os cristãos de todos os tempos: «As suas palavras pretendem indicar também isto: a sua presença no meio de nós é constante, mas não deve induzir àquela habituação que se torna indiferença, mas empenhar numa partilha de vida que não prevê delegações. Os pobres não são pessoas “externas” à comunidade, mas irmãos e irmãs cujo sofrimento se partilha, para abrandar o seu mal e a marginalização, a fim de lhes ser devolvida a dignidade perdida e garantida a necessária inclusão social».

O SDC disponibiliza uma proposta para incentivar a vivência deste Dia Mundial dos Pobres pelas crianças e adolescentes da catequese e suas famílias, procurando promover a interação entre a catequese e os serviços caritativos das paróquias, ou de outras instituições, começando também a preparar para a vivência da Campanha de Advento.

Materiais:
- Mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres
- Proposta para o Dia Mundial dos Pobres

Sem comentários: