Serviço Diocesano da Catequese

terça-feira, 7 de setembro de 2021

Conheça a Escola Razões da Esperança e faça a sua matrícula

Dia 12 de outubro têm início os encontros quinzenais da Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), destinados à formação pastoral dos cristãos, sobretudo daqueles que exercem algum serviço no seio das comunidades cristãs. Como habitualmente, decorrem às terças-feiras, das 21h às 23h, no Centro Pastoral Diocesano (no Seminário de Leiria).

Calendário do primeiro semestre:

Abertura do ano: 28/09/2021 – Aulas: Out.12, 26; Nov.09, 23; Dez.07, 21; Jan.04, 18.

Desta vez, no primeiro semestre teremos, excecionalmente, apenas uma proposta formativa, mas de grande importância: “Rumo a uma Igreja sinodal a convite do Papa Francisco”. Esta proposta visa responder, precisamente, a uma solicitude do Papa Francisco e insere-se no contexto da preparação rumo à próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, convocada para outubro de 2022.

Na segunda hora (22h às 23h) a EDRE oferece várias propostas de formação específica, promovida pelos vários departamentos, serviços e movimentos diocesanos:

A pensar nos catequistas temos, na segunda hora, a formação de “Pedagogia”, do Curso Geral de Catequistas; e o novo curso de iniciação de catequistas – “Ser Catequista” – o qual ocupará todo o tempo das 21h às 23h.

Para além destas propostas de formação específica, dirigidas sobretudo aos catequistas, ainda pode contar com a “Escola de Leitores Ministros Extraordinários da Comunhão” (pelo Departamento de Liturgia); a “Escola de Cursistas” (dos Cursilhos de Cristandade); e “A doutrina social da Igreja” (pelo Serviço de Animação Missionária).

Para frequentar estas propostas formativas deverá matricular-se até 8 dias antes do início das aulas, preenchendo o impresso próprio que pode descarregar AQUI. Depois de preencher o impresso de matrícula, deve enviar por e-mail para ccfc@leiria-fatima.pt ou entregar na Secretaria do CCFC (Centro Pastoral Diocesano | Seminário Diocesano) ou na Portaria do Seminário Diocesano de Leiria. No caso de necessitar de fazer a sua matrícula presencialmente, pode fazê-lo na Secretaria do CCFC, no Seminário Diocesano de Leiria, ou no dia 28 de setembro aquando da abertura do ano letivo da Escola Diocesana Razões da Esperança.

Sem comentários: