Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Fórum diocesano sobre problemáticas dos jovens

O segundo ano do biénio pastoral dedicado aos jovens tem início com o fórum «Jovens, oportunidades e caminhos». Será no dia 5 de outubro, no Seminário de Leiria e tem como principais objetivos compreender as problemáticas que se colocam actualmente aos jovens e partilhar novas respostas pastorais para uma adequada transmissão da fé.

O Fórum está programado para um dia que conta com dois momentos centrais. No primeiro, da parte da manhã, será dedicado à leitura da realidade dos jovens de hoje. Na parte da tarde será o momento para apresentar alguns desafios e oportunidades pastorais no âmbito dos jovens, e terá duas conferências e um painel, além dos doze “workshops” nos quais cada participante poderá participar em dois.

A celebração eucarística na Sé, às 18h00, marca o final do Fórum, mas também o lançamento do 2º ano do biénio pastoral “Jovens, fé e vocação”, pois aí será revelado o símbolo que servirá como elemento visível presente ao longo do ano nas várias propostas de pastoral juvenil: ícone de Jesus e o amigo. Também será feita a entrega a cada paróquia de uma “carta programática” para a pastoral juvenil neste ano, escrita pelo Bispo, e que indica algumas propostas concretas para o ano pastoral, salientando os encontros de oração com o Bispo, e a Festa da Juventude.

Não haverá um Encontro Diocesano para os Catequistas, no início do novo ano pastoral, aconselhando-se a sua participação (quer enquanto jovens, quer enquanto animadores de grupos e das comunidades) neste importante momento de reflexão e lançamento do novo ano pastoral.

Para saber mais sobre o Fórum: http://forum.leiria-fatima.pt

Sem comentários: