Serviço Diocesano da Catequese

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Luz da Paz de Belém vai chegar a Leiria

Após a chegada ao nosso país, na Guarda, no domingo dia 16 de dezembro, a Luz da Paz de Belém será partilhada na nossa diocese de Leiria-Fátima a 17 de dezembro, segunda-feira, às 21h30, na Sé de Leiria.

As paróquias, grupos de catequese, grupos e movimentos de jovens, para além dos Agrupamentos de Escuteiros que dinamizam esta atividade, à qual se associa a Cáritas Diocesana e os grupos sócio-caritativos, e todos os que o desejarem, são convidados a ir receber esta chama acesa na Gruta da Natividade (na Terra Santa), na Celebração da Palavra presidida pelo Cardeal D. António Marto.

A LUZ DA PAZ DE BELÉM
Desde 1989, a televisão pública Austríaca, em conjunto com Escuteiros e Guias Austríacos, elegem uma criança que transporta a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, desloca-se até à gruta de Belém, na Terra Santa, e recolhe a chama que é transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países.

Uma delegação portuguesa transporta a luz até ao nosso país, para a cidade da Guarda, no dia 16 de dezembro. De lá, vem até à Sé de Leiria, onde é distribuída pela Diocese, no segunda-feira seguinte, dia 17. De candeia em candeia, esta chama que foi acesa em Belém, percorre cerca de 6200km sem nunca se apagar, para chegar às nossas comunidades.

Sem comentários: