Serviço Diocesano da Catequese

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Hoje, 100 anos da diocese restaurada

17 de janeiro de 1918 é a data da publicação da Bula Papal "Quo Vehementius", pela qual foi restaurada a diocese de Leiria-Fátima. Faz hoje 100 anos!

Todo este ano pastoral de 2017+18 é dedicado à memória e celebração, para acolher os desafios que este centenário lançam à igreja diocesana hoje. Mas hoje é um dia particularmente marcante nesta celebração festiva, que se expressará sobretudo no próximo fim-de-semana, dias 20 e 21 de janeiro.

O Bispo, D. António Marto, dirige o convite a toda a Diocese para o programa para comemorar este tão significativo acontecimento:

- Um concerto comemorativo no dia 20 de janeiro de 2018, sábado, às 21 horas, na Sé de Leiria, com a Banda Sinfónica da Associação de Bandas do Concelho de Leiria, que interpretará músicas do Cónego Carlos da Silva;

- A celebração de uma missa solene de ação de graças no dia 21 de janeiro de 2018, domingo, às 16 horas, também na Sé de Leiria, com a presença de Bispos de outras Dioceses, de Presidentes das Câmaras representantes das autarquias municipais e de outras autoridades.

Recorda-se que a Diocese lançou um conjunto de catequeses para este ano pastoral.

Para saber mais sobre este centenário, podem acompanhar-se os artigos que vão sendo publicados na página da Diocese de Leiria-Fátima, em "100 anos - Figuras & Factos"

Sem comentários: