Serviço Diocesano da Catequese

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Luz da Paz de Belém 2016


Vem acender a tua vela na chama que vem da gruta de Belém, onde Jesus Nasceu
Igreja Paroquial de Fátima, 12 de dezembro, 21h30

A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa que acontece desde 1989: a televisão pública Austríaca em conjunto com a Escuteiros e Guias Austríacos elegem uma criança que transportará a Luz desde Belém até ao seu país. Esta criança, escolhida pela inocência e pureza que transmite, desloca-se até à gruta de Belém e recolhe a chama que será transportada até Viena, na Áustria, onde se realiza uma cerimónia de intenso simbolismo na qual a chama é partilhada com delegações de Escuteiros e Guias de vários países.

É a esta cerimónia que uma delegação portuguesa do CNE - Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português, se irá associar, transportando a luz até ao nosso país. No domingo, dia 11 de dezembro, uma delegação de Escuteiros da Diocese de Leiria-Fátima irá a Évora acender a Luz da Paz de Belém para a trazer para a nossa Região.

Segunda-feira, dia 12, às 21h30, na igreja paroquial de Fátima haverá uma Celebração da Palavra na qual se fará a cerimónia da partilha desta Luz para toda a Diocese, tendo presente todo o percurso que essa chama já percorreu, para poder chegar agora às nossas comunidades.

Para além dos Escuteiros, convidam-se a associar-se a esta iniciativa todas as paróquias, grupos de catequese, serviços e movimentos que o desejarem. A Caritas Diocesana associa-se também a esta iniciativa com a campanha "10 Milhões de Estrelas - um gesto pela Paz". Para transportar a Luz, deverão fazer-se acompanhar de uma vela e candeia.

Para o acolhimento e distribuição da Luz da paz de Belém foi preparada uma cerimónia (disponível AQUI) que pode ser incluída na celebração dominical. Mais informação e materiais na página do CNE de Leiria.

1 comentário:

João José Antunes disse...

Porque é que não dá para partilhar?