Foi uma bela oportunidade de reflexão e oração concedida aos catequistas da nossa diocese, para melhor vivermos este tempo de Advento que se inicia.
Os cerca de quarenta catequistas que aos poucos iam chegando, dirigiam-se para a capela previamente preparada com música ambiente, convidando assim ao recolhimento.

O encontro começou pelas 9h30 com a oração da manhã, seguindo-se de imediato a primeira reflexão e a exposição do Santíssimo. De seguida pudemos viver o Sacramento da Reconciliação e por fim a segunda comunicação e bênção do Santíssimo.
Das comunicações destacamos a importância da Adoração, a "Jesus Escondido", e da "Eucaristia", como sendo aspetos muito importantes nas Aparições de Fátima. A adoração está envolvida por atos de Fé, de Esperança e de Caridade e leva ao compromisso com os outros. Fomos convidados a abrir os nossos corações a Jesus, tal como o haviam feito os Pastorinhos e a tornarmo-nos simples para acolhermos Deus que nos visita e nos pede a nossa conversão. Esta passa por mudarmos a nossa maneira de viver, valorizando as pequenas coisas do nosso dia-a-dia e não estarmos tanto à espera de momentos extraordinários, pois estes podem não acontecer. Desafiou-nos ainda a oferecermos a Deus a nossa vida tal como os Pastorinhos o fizeram e ainda a acreditar que Deus está connosco e escuta as nossas orações – não estamos sós! Isto há-de encher-nos de alegria.
Convidou-nos também a criar momentos de adoração e intimidade, diante do Santíssimo, com as nossas crianças, dando-lhes a oportunidade de fazerem uma verdadeira experiência de Deus, que as ama e quer felizes. É neste encontro "cara a cara" que acontece a conversão.
Lembrou ainda o pedido de Nossa Senhora para que fizessem ali uma capela – sinal da unidade dos cristãos, e o convite a fazermos os primeiros sábados.
A manhã passou rapidamente e nos catequistas "via-se" a alegria da reconciliação com Deus, com os irmãos e consigo próprios.
Maria José Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário