«Eu sou a Porta» (Jo 10, 7): a afirmação de Jesus é a palavra-chave para a proposta da Campanha para Catequese para a Quaresma e Páscoa de 2025, na diocese de Leiria-Fátima. No contexto do Jubileu, e do triénio dedicado ao Batismo, a proposta procura ajudar a viver este tempo quaresmal como uma "peregrinação interior" ao encontro de Jesus ressuscitado. Com o objetivo de ajudar as famílias a celebrar e viver este tempo litúrgico, lança o desafio de cada uma guardar, na sua "mochila de peregrino", tudo aquilo que leva ao encontro com Jesus, verdadeira meta da peregrinação da esperança do Jubileu.
Em cada domingo "passar uma porta": ponto de chegada e de partida para uma nova etapa que se preenche e enche a "mochila" da vida recebida no Batismo, de gestos de caridade e partilha, da busca da reconciliação e da paz, do encontro com a misericórdia, de oração de gratidão pelo dom da vida que Jesus entregou por nós, de participação e envolvimento nas celebrações da comunidade cristã, família dos filhos de Deus.
A complementar, a proposta de cada família ser também peregrina de Fátima, com toda a Diocese, na Peregrinação Diocesana, além da participação nas celebrações comunitárias, na Paróquia. Pois a proposta é essencialmente para viver em família, em casa, assinalando-a num "canto de oração".
Para iniciar a Campanha, propõe-se um encontro de pais e filhos que lança o tema para todos, apresenta os materiais, e ajuda a viver, a partir do início da Quaresma, uma "peregrinação" jubilar em família, ao encontro de Jesus.
Todos os materiais estão disponíveis AQUI, também em formato editável para poderem ser livremente adaptados em cada Paróquia ou comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário